A maior preocupação para todas as lojas de comércio eletrônico é aumentar as vendas e atingir o maior número possível de clientes. Você já ouviu falar em marketplace? E que é possível atingir esses objetivos por meio deles?
Eles podem ser uma ótima opção para e-commerce, mas antes de embarcar de corpo e alma neles, você precisa analisar todas as variáveis envolvidas na tomada de tal decisão.
No Brasil, os principais marketplaces são Mercado Livre, Americanas, Walmart, OLX, Netshoes, Dafiti, Bom Negócio, entre outros. E compreender melhor como eles funcionam pode ser um grande diferencial.
Vamos lá?
O que é marketplace?
Vamos começar com a definição: um marketplace é um shopping center virtual que funciona como um intermediário entre compradores e vendedores.
Você entenderá com um exemplo. Pense no que realmente é um shopping center físico. É o lugar para onde vão milhares de clientes porque acham conveniente fazer compras em um só lugar com uma variedade de lojas.
É também um lugar onde, como lojista, tenho interesse em estar, porque há muitos clientes que vão lá todos os dias. Um marketplace é a mesma coisa no mundo do comércio eletrônico. Parece intrigante, certo?
Ao aproveitar esse fluxo de pessoas, você terá maior chance de fechar negócios. Há, porém, maior número de concorrentes. E diante disso, apresentamos as vantagens e desvantagens do marketplace.
Vantagens e desvantagens de vender no mercado
Vender através de um marketplace é uma opção muito interessante para obter acesso a um público mais amplo, mas cuidado: nem tudo que reluz é ouro com essas multiplataformas.
Você precisa verificar as letras miúdas para evitar tomar decisões erradas. Então, vamos analisar as coisas em detalhes.
Vantagens
Como explicamos antes, a maior vantagem é o número de clientes que têm acesso aos seus produtos por meio do marketplace.
Mas isso não é tudo.
1. Você tem acesso a um maior volume de tráfego
Com o seu comércio eletrônico em um marketplace, o número de pessoas que podem visitá-lo é significativamente maior do que o número de pessoas que aprenderiam sobre você apenas com o seu site.
2. Você se liberta do lado técnico
Você não precisa ter seu próprio site para vender no marketplace. As próprias plataformas oferecem um espaço no qual você pode adicionar seu catálogo e não precisa se preocupar com tarefas “secundárias”, como marketing, método de pagamento, entre outros.
3. É mais barato do que ter sua própria loja
Como você não precisa ter seu próprio site, pode economizar em muitas despesas (e horas de trabalho) relacionadas ao marketing digital, já que o marketplace fornece a estrutura necessária para você começar a vender assim que se registrar.
Então, por exemplo, você não precisa investir em:
- Um nome de domínio
- Hospedagem
- Designer de Web
- Redação para sua página inicial e cartões de produtos
- Posicionamento de SEO
- Entre outros aspectos
Evidentemente, você não terá controle total sobre a imagem do seu negócio online, pois ela estará limitada pelas opções oferecidas pelo marketplace. Em troca, você não precisará perder tempo lidando com esse aspecto do negócio.
4. Aumenta a sua credibilidade e a confiança dos clientes
Uma das objeções de vendas mais comuns para um e-commerce é a falta de confiança que os clientes podem ter ao finalizar sua compra e inserir os detalhes de pagamento.
Quando você vende por meio de um marketplace, seu prestígio o ajuda, pois a relutância de seus clientes é reduzida por causa das garantias oferecidas pela plataforma.
Desvantagens
Obviamente, todas essas vantagens têm um preço, porque o marketplace também é um negócio que deseja obter lucros.
Portanto, agora vamos dar uma olhada no lado não tão bonito.
1. Eles cobram uma comissão por cada venda
Dependendo do mercado, a comissão para cada produto vendido pode variar de 5 a 20%. Você precisa ter isso em mente ao calcular a lucratividade de seus produtos e antes de decidir se vale a pena ou não.
2. Você está lado a lado com seus concorrentes
Embora os concorrentes nem sempre sejam um fator negativo, a verdade é que entre diferentes vendedores em um marketplace pode haver guerras de preços e produtos copiados que acabam sendo um verdadeiro pesadelo.
Devido ao grande número de concorrentes em um só local, você terá que revisar constantemente seus preços, o que poderá acarretar em redução das margens.
3. Você pode não ter dados dos clientes
Ao vender por meio de uma plataforma, você deve entregar todas as informações sobre seus clientes. Isso o impede de lançar estratégias de redirecionamento ou assinatura que, de outra forma, o ajudariam a aumentar as vendas em um e-commerce normal.
4. Você perde tudo quando decide deixar o marketplace
Se você decidir deixar a plataforma e focar (ou promover) suas vendas por meio de seu próprio e-commerce, tudo o que você fez ficará para trás, incluindo:
- Descrições de produtos
- Histórico de vendas
- Estatísticas sobre pedidos, vendas e devoluções
- Dados do cliente
- Críticas e recomendações
Como você já sabe, informações sobre seus clientes e pedidos são essenciais para criar uma estratégia de vendas eficaz e mais lucrativa. Portanto, perder todos esses dados pode se tornar um verdadeiro obstáculo se você decidir se libertar.
O que você deve fazer?
É verdade que parece relativamente fácil e lucrativo vender produtos por meio de um marketplace. Se você tem um orçamento limitado, eles são uma ótima opção para aumentar seu e-commerce.
No entanto, você deve sempre ter em mente que ter controle sobre seus produtos e clientes é sempre a melhor opção. Ao basear tudo em uma plataforma de terceiros, você corre o risco de perder o controle de seus negócios.
Esperamos que esse artigo sobre as vantagens e desvantagens do marketplace tenha sido útil para você. E caso precise ajuda com a contabilidade do seu negócio, aqui na Nytrus Contabilidade somos especialistas na área do e-commerce, infoprodutos e tecnologia.
Portanto, caso deseje entrar no mercado do marketplace, entre em contato com a gente. Podemos lhe ajudar e tornar sua empresa ainda mais forte!