Tudo que você precisa saber sobre Negócio Online

Muitos querem empreender e se tornar chefes de si mesmo, mas apesar do desejo, é inegável que criar a empresa própria é desafiador.

Com a popularização da internet, o negócio online se tornou uma opção atrativa para os novos empreendedores.

Você também quer ter a liberdade de ter seu negócio próprio, mas não conhece nada e está perdido no mar de informações?

Então, está no artigo certo! Iremos te apresentar todos os conceitos base para você ser capaz de começar sua jornada nos negócios digitais. Confira!

Modelos de negócio digital

Primeiramente, vamos conhecer os modelos de negócios que possuímos. Claro que sua criatividade para inovar nos segmentos será importante para ter sucesso.

– Programa de afiliados

Para quem deseja ter flexibilidade na sua rotina e não deseja montar um negócio do chão, o programa de afiliados é uma ótima alternativa. Nesse modelo, as pessoas que comprarem os produtos nas lojas através do seu link, você irá receber uma comissão por cada venda concluída.

Temos dois tipos de afiliação:

  • Programa de afiliados
  • Afiliados de infoprodutos

A maior diferença entre os dois é porcentagem de comissão que você recebe.

Em um programa de afiliados estamos falando de programas como da Amazon e Magazine Luiza.

Nesse tipo de afiliação, as margens chegam até 15%.

Entretanto, uma afiliado de infoproduto, como cursos online e ebooks, poderá ter comissões de até 80% e ter receitas recorrente, caso esteja divulgado um plano de assinatura.

Em geral, os afiliados podem começar até mesmo sem investimento, indicando os produtos para amigos e familiares antes montar uma estrutura mais profissional.

– Criação de conteúdo

Agora, se você gosta de escrever e ler bastante, uma boa opção de negócio é criar conteúdo rico para outros sites e empresas.

Assim, é possível ser um redator freelancer, criando artigos para blogs, ebooks, conteúdos para cursos online.

Ou então, você pode criar um canal no Youtube, um site ou blog e gerar receitas a partir de anúncios em seu conteúdo.

– Clube de assinatura

Os Clubes de Assinatura viraram febre, especialmente no EUA. Por lá, você encontra programas de assinatura para tudo: comida, ração para pets, roupas, produtos de barbear, maquiagem, bebidas e entre outros.

Esse modelo de negócio também vem crescendo por aqui. Há diversos nichos que vem se estabelecendo cada vez mais, como os de livros, roupas e vinhos.

– Infoproduto

Você pode criar infoprodutos e vender através do site próprio ou plataformas como Hotmart.

Há diversos produtos que você pode vender, por exemplo:

  • E-book sobre os melhores lugares para visitar na sua cidade;
  • Curso sobre algo que você saiba fazer muito bem;
  • Audiobooks;
  • Vídeoaulas e webnários;

Aliás, esses são apenas alguns exemplos, há diversas coisas que você pode fazer e vender pela internet.

O mais interessante desse segmento é que, ao publicar o seu infoproduto, ele venderá até quando você estiver dormindo!

Além disso, não é necessário gerenciar estoques e ter uma estrutura logística grande.

Ou seja, após você criar seu infoproduto a maior parte do seu trabalho será na divulgação dele e no suporte aos seus clientes — mas, não deixe de atualizar seu produto.

– Venda de serviços

A prestação de serviços online é bastante interessante principalmente se você for um advogado, arquiteto, engenheiro, designer entre outros.

Assim, você pode criar um site ou buscar plataformas, como Workana e 99Freelas, para divulgar seu trabalho e encontrar clientes.

Desse modo, você não precisa arcar com um escritório para receber clientes. Seus serviços serão prestados de sua casa ou de qualquer lugar.

– E-commerce

Uma loja virtual, ou e-commerce, é o modelo para quem quer ou tem um produto físico para vender.

Assim, o empreendedor de e-commerce precisa ter as mesmas noções gerenciais e estratégias como alguém que possui uma loja física.

É um modelo de negócio cada vez mais disputado, com gigantes do varejo atuando nesse ramo. Desse modo, criar uma e-commerce com características únicas é essencial para o sucesso.

Como estamos falando de produtos físicos, você precisa também de um bom planejamento financeiro e gestão de estoque.

Ademais, no segmento de e-commerce você poderá atuar dentro de Marketplaces, como o Mercado Livre.

Assim, você não precisa criar sua própria loja virtual e investir nessa parte de estrutura, podendo focar seus esforços na divulgação e compra de estoque.

– Dropshipping

Em contrapartida, o Dropshipping pode ser sua porta de entrada para o e-commerce.

Nesse modelo, você atua como intermediador de vendas entre o consumidor e o fornecedor.

Assim, o cliente compra no seu site e você compra com o fornecedor que envia o produto diretamente para o consumidor. Ou seja, você não precisará ter que lidar com o produto ou mesmo com a entrega dele.

Por isso é um modelo atrativo e que ganhou rapidamente os holofotes dos negócios online. É um negócio escalável com grandes margens de lucros.

Porém, o Dropshipping está numa zona cinzenta, com vários apoiadores e várias pessoas que o condena. De fato, há muita discussão se o Dropshipping é ilegal ou não.

A grande reclamação sobre esse modelo é que, como a maioria dos produtos vêm da China, há muitos atrasos e clientes que ficam sem receber o produto.

Portanto, se você decidir ir por esse caminho, seja sempre transparente com seus clientes e busque atuar somente com fornecedores com alta credibilidade.

Por que ter um negócio online?

Agora que conhecemos os modelos de negócios digitais, quais seriam os motivos de montar um na internet em vez de um emprego ou uma empresa física?

– liberdade

A primeira razão é a liberdade que a internet te oferece.

Ou seja, você consegue trabalhar com aquilo que você mais gosta, seguindo sua rotina.

Além do mais, você não estará preso em um lugar. Assim, poderá trabalhar de qualquer cidade do mundo, de cafeterias ou de home office — aqui quem irá decidir como, onde e quando você trabalha é você.

Crédito: LinkedIn Sales Navigator @ Pexels

– Baixo investimento

Trabalhe de onde que quiser e precise de uma estrutura muito reduzida: um celular e um computador com internet já estão suficientes.

Isso significa que para seu começo não é necessário dezenas de milhares de reais.

Portanto, com bastante trabalho e usando equipamentos que você já possui é possível criar seu negócio do zero.

– Escala e lucratividade alta

  1. Criar aplicativo de gestão de estoque
  2. Montar curso de alimentação saudável
  3. Fazer webnários sobre como fazer orçamento pessoal
  4. Tutoriais em vídeo sobre como usar o Photoshop
  5. Publicar podcast mensais sobre os acontecimentos políticos
  6. Redator para blog de saúde
  7. Editor de vídeos para Youtubers
  8. Gerenciar rede sociais para empresas
  9. Desenvolver sites em WordPress
  10. Criar um blog sobre promoções
  11. Loja virtual de camisetas personalizadas
  12. Revisor de textos
  13. Site especializado em comparativo de carros
  14. Loja virtual de canecas sobre filmes e livros
  15. Vender suas fotografias através de sites como Shutterstock

Quais os principais custos para começar?

Vamos agora conhecer melhor sobre os custos envolvidos para começar um negócio digital.

Crédito: Burst @ Pexels

– Hospedagem e domínio

Você precisará de hospedagem para poder ter seu site no ar. Nesse aspecto, podemos encontrar os seguintes valores:

  • Locaweb: R$ 9,90/mês;
  • Hostgator: R$ 10,19/mês;
  • Uol Host: R$ 26,90/mês;
  • Hostinger: R$ 7,99/mês.

Esses valores são os planos mais básicos para você começar e que possuem o domínio grátis no primeiro ano.

Contudo, é possível, dependendo do nicho, de começar criando uma página no Facebook ou Instagram para fazer suas primeiras vendas antes de investir em um site.

– Design do site

Cada hospedagem apresentada tem um criador de sites gratuito, assim como você pode utilizar o WordPress e suas milhares de funcionalidades de graça.

Logo, no começo não há necessidade de iniciar investimento em um layout premium que pode custar entre R$ 150 a R$ 500 ou mais.

– E-mail marketing

Para um negócio digital é essencial construir sua lista de email, sendo importante nas etapas do funil de vendas, engajar sua audiência e conseguir mais vendas.

Além disso, para você coletar esses e-mails você precisa oferecer algo de valor para seu visitante. Por exemplo, um ebook, uma planilha ou inscrição em webnário.

Dessa forma, também será necessário criar landing pages que tem o foco de fazer a pessoa assinar ou comprar. As plataformas que acabei de apresentar já possuem esse recurso na mesma assinatura.

– Plataforma de e-commerce

Caso você deseje criar uma loja virtual, vai precisar de uma plataforma de vendas.

  • Nuvemshop: R$ 49,90/mês + 1,99 por venda;
  • Shopify: R$ 29,00/mês + 2% por venda;
  • Woocommerce: plugin para WordPress gratuito (porém, seu provedor de pagamento terá tarifas por venda);

Contudo, é possível iniciar vendendo de maneira gratuita em Marketplaces como Magazine Luiza e Mercado Livre.

Além desses custos, se for vender produtos físicos, também precisará colocar no seu orçamento a compra de estoques.

Pilares essenciais para um Negócio Digital ter sucesso

– Ter produto/serviço de qualidade

Antes de mais nada, não importa que tipo de negócio você irá criar, tenha sempre um produto ou serviço com o máximo de qualidade possível.

Afinal, para ter uma empresa sustentável que te gere frutos no longo prazo e cresça, somente a qualidade te proporciona isso.

Vender produtos ou serviços de baixa qualidade poderá te gerar um resultado de curto prazo, mas logo a quantidade de reclamação irá impossibilitar seu negócio.

E lembre-se: qualidade não é diferencial, é o básico que toda empresa precisa ter.

– Segmente seu público

Agora, apesar de você ter um produto de qualidade, não tente vender para todo mundo.

Afinal, tente agradar todo mundo e você agradará ninguém.

Nesse sentido, ao ter um cliente mais específico se torna mais fácil de se diferenciar da concorrência ao ter o produto que resolva da melhor forma as dores desse cliente.

Crédito: Glenn Carstens Peters @ Unsplash

– Vá atrás dos clientes

Apesar de ser um negócio online, as pessoas não irão magicamente entrar no seu site, página ou perfil.

Portanto, teste diferentes tipos de campanhas, crie conteúdo, divulgue em diversos lugares as suas redes sociais e site. Faça-se ser visto.

– Facilite o pagamento

Tenha diversos meios de pagamento e busque sempre ter boas ofertas para os clientes.

Ademais, tenha um checkout simples e intuitivo. Há muitos clientes que irão desistir da compra se o processo de compra for muito longo e confuso.

– Tenha canais de atendimento ativos

Não há nada mais frustrante como consumidor do que não conseguir falar com uma loja de maneira rápida e fácil.

Dessa forma, tenha canais de atendimento (como chat do Facebook e Whatsapp) ativos. Responder rapidamente elevará o nível de satisfação dos seus clientes.

– Tenha um ótimo conteúdo

Por fim, todo negócio digital depende de conteúdo para atrair e engajar seu público, para então conseguir fazer as vendas.

Portanto, criar conteúdo originais e que respondam as curiosidades de seu público é essencial para ter um futuro promissor na internet.

Enfim, está pronto para empreender? Não esqueça de sempre buscar mais conhecimento, fazer cursos online (há vários grátis) e colocar a mão na massa!

Autor: Daniel Oliveira Cunha

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