Algumas das melhores histórias de sucesso vêm de novos empreendedores que estão estabelecendo suas próprias vitrines virtuais. No entanto, entrar de cabeça neste tipo de modelo de negócios pode ser arriscado se você não usar as melhores ferramentas para e-commerce.
Ao usar as ferramentas certas, você consegue otimizar alguns processos, dar mais visibilidade à sua loja virtual e ver suas vendas crescerem. Afinal de contas, esse é um mercado em franca expansão e quanto mais destaque você tiver, mais vendas fará.
Para lhe ajudar nesse processo, confira uma lista com algumas ferramentas que não podem faltar no seu e-commerce!
Plataforma de e-commerce
A primeira e mais importante ferramenta para uma empresa de comércio eletrônico de sucesso é a própria plataforma. Plataformas como Shopify e WooCommerce foram projetadas especificamente para lojas de e-commerce.
Em geral, estas plataformas já vêm carregadas com uma série de ferramentas e serviços para ajudar a gerir o seu negócio. Elas têm seus próprios temas e serviços incluídos.
Sistemas de pagamentos
Você pode converter mais negócios disponibilizando seus produtos ou serviços em seu site. Felizmente, vários provedores de pagamento terceirizados tornam as transações online fáceis de gerenciar e sem problemas.
Entre as opções o Mercado Pago, o PayPal e o Pagseguro são as soluções mais populares disponíveis atualmente. Quase todas as plataformas de comércio eletrônico podem integrar essas soluções de pagamento à infraestrutura de seu site.
Marketing por e-mail
Para permitir que clientes novos e existentes conheçam os produtos, você pode recorrer ao e-mail marketing. Essa é uma ótima maneira de divulgar sua marca.
Nesse sentido, o MailChimp é uma ferramenta inestimável que você pode usar para aumentar sua lista de e-mail e executar campanhas de marketing coordenadas.
O que torna o MailChimp tão grande é sua capacidade de automatizar muitas de suas tarefas de marketing. Também ajuda a rastrear carrinhos de compras abandonados e enviar acompanhamentos de clientes automaticamente para maximizar as conversões.
Análise e rastreamento avançados
Depois que seu site de e-commerce estiver instalado e funcionando, você precisará rastrear e analisar todas as informações de vendas pertinentes para sua empresa.
Entre as ferramentas para e-commerce, o Kiss Metrics fornece automação de engajamento comportamental que ajuda você a entender melhor os hábitos de compra de seus clientes.
Independentemente de você estar focado em fazer mais vendas ou aumentar o desempenho do seu site, a integração do site da Kiss Metrics ajuda a testar pontos de dados valiosos em sua vitrine para ver quais mudanças você deve fazer para maximizar a eficiência.
Soluções de gerenciamento de mídia social
Toda empresa de sucesso precisa manter sua presença na mídia social. Dito isso, manter perfis de mídia social atualizados regularmente consome muito tempo, especialmente para equipes menores.
Com a integração de soluções de gerenciamento de mídia social para sua vitrine de e-commerce, você pode manter os clientes engajados enquanto automatiza o trabalho braçal necessário para fazer isso.
O Mlabs é um dos padrões de ouro em automação de mídia social, permitindo que você acesse e publique todo o conteúdo digital de sua marca em uma plataforma fácil de usar. Essa plataforma é ótima para ajudá-lo a organizar seu conteúdo e automatizar postagens com base em suas necessidades editoriais.
Relacionamento com o cliente
Independentemente de todas as ferramentas e serviços que você usa para beneficiar sua configuração de e-commerce, nada é mais importante do que a satisfação de seus clientes.
Nesse sentido, entre as ferramentas para e-commerce que você deve apostar são nas Customer Relationship Management (CRM). Há diversas opções no mercado e escolher aquela que melhor se encaixa aos seus objetivos é importante.
Esteja preparado com ferramentas para e-commerce
Administrar uma empresa de comércio digital pode ser um grande passo à frente para qualquer pequeno empresário que queira melhorar as vendas e o reconhecimento da marca.
Com o uso dessas ferramentas, você pode maximizar seus resultados online, garantindo a melhor experiência geral de compra para seus clientes.
Espero que tenha gostado do artigo sobre ferramentas para e-commerce. E caso precise também de uma contabilidade com experiência na área de vendas digital, conte com a Nytrus Contabilidade. Entre em contato e veja como também somos uma ferramenta indispensável para o seu sucesso!