Como MEI pode contratar funcionários?

Seu negócio está crescendo e você não está mais dando conta do trabalho sozinho… chegou a hora de ter um funcionário, mas você é MEI, então bate a dúvida: MEI pode ter funcionários?

Como sabemos, para ser MEI há uma longa lista de limitações quanto às atividades permitidas, limite de faturamento, não pode ter sócios, entre outros. Então, é natural que essa dúvida também surja. 

Por isso, continue lendo e entenda se o MEI pode contratar funcionários, como fazer a contratação e evitar erros trabalhistas na sua empresa!

MEI pode contratar funcionários?

Sem enrolação: sim, o MEI pode contratar funcionários. Contudo, é permitido apenas um trabalhador por empresa, ou seja, não é possível contratar uma equipe de vários funcionários.

Ainda assim, como o negócio ainda é pequeno e está em crescimento, esse primeiro funcionário poderá ser uma grande diferença para te ajudar a levantar novos voos e ser mais produtivo.

Ao passo que a contratação de funcionários é um processo delicado, com várias regras e que precisa de bastante atenção. Reclamações trabalhistas ou registros erros junto aos órgãos competentes podem resultar em prejuízos à empresa.

Por isso, anote as dicas a seguir para garantir um processo de contratação mais tranquilo e sem erros!

eSocial e o MEI

Antes de adentrarmos em mais detalhes sobre como MEI pode contratar funcionários, é importante conhecermos alguns conceitos sobre relação trabalhista. Desse modo, ficará mais simples entender o processo de contratação.

Ao contratar um funcionário, a empresa precisará realizar o cadastro do trabalhador junto ao sistema do governo. O eSocial é o novo Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas — ou seja, é um sistema digital do Governo Federal que todas as empresas são obrigadas a utilizar, visando unificar as informações dos empregados e combater a sonegação das obrigações trabalhistas.

Assim, sempre que uma empresa contrata um funcionário, ele é afastado, sai de férias, pagamento de salários, demissão, entre outros eventos, é preciso informar ao sistema dentro dos prazos estabelecidos. Do contrário, seu negócio pode sofrer penalizações e multas. O MEI também é obrigado a cumprir com os processos do eSocial.

Caso seja o primeiro emprego do trabalhador, o empregador também terá que realizar o cadastro no Programa de Integração Social (PIS). Contudo, se o funcionário já tiver o cadastro feito, esse passo não será necessário.

Quanto custa para contratar um funcionário sendo MEI

Quanto custa para contratar um funcionário sendo MEI
Foto por Unsplash

Agora que você sabe que o MEI pode contratar funcionários, é importante entender os custos envolvidos. Assim como os microempreendedores usufruem de uma carga tributária reduzida e fixa, o custo de contratação também é menor do que em outras empresas.

Quanto ao INSS, o valor a ser pago a entidade é de 11%, sendo 3% de responsabilidade do MEI e os outros 8% serão descontados do trabalhador. Contudo, outros benefícios do trabalhador influenciam o custo final, uma vez que é uma boa prática provisionar o pagamento de alguns direitos, como férias, aviso prévio e a multa de 40% do FGTS. Como pode ser visto nas tabelas abaixo:

Cálculo do custo final de um funcionário MEI que receba R$ 1.100 de salário. Elaborado por: Governo Federal.

Assim, faça um planejamento financeiro antes de pensar se seu MEI pode contratar funcionários e manter a lucratividade.

Veja como MEI pode contratar funcionários em 6 passos

Veja como MEI pode contratar funcionários em 6 passos
Foto por Unsplash

1. Recrutamento e seleção: a escolha do funcionário certo

O primeiro passo para o MEI pode contratar funcionários é conseguir encontrar o candidato ideal para o cargo. Assim, os processos de recrutamento e seleção é ideal.

O recrutamento envolve na definição da vaga, suas responsabilidades, habilidades e conhecimentos necessários e salário (lembrando que deve ser um salário-mínimo ou o piso salarial, ou um valor acima disso — nunca menos). Também é essa etapa em que definimos onde a vaga será divulgada: rede social, plataformas de vagas, LinkedIn?

A seleção, por sua vez, visa encontrar entre os candidatos o novo funcionário, através de processos seletivos, sendo o mais comum as entrevistas.

Essa etapa do processo de contratação é fundamental para assegurar que sua empresa terá um trabalhador dedicado e capacitado para executar suas tarefas. É importante que essa pessoa tenha todas as características e competências necessárias, assim como compartilhe os mesmos valores e visão do negócio.

2. Solicite os documentos necessários

Para elaborar o contrato e realizar os devidos cadastros do novo funcionário, será necessário solicitar dele os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade (RG) e CPF
  • Número do PIS (caso o trabalhador não tenha, você terá que cadastrá-lo)
  • Carteira de trabalho (CTPS)
  • Certificado militates (para homens maiores de 18 anos)
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Declaração de dependentes (caso o trabalhador tenha, para o Imposto de Renda)
  • Exame médico admissional
  • Declaração de requisição ou rejeição do vale-transporte

Aliás, o exame médico admissional é uma avaliação médica importante de ser feita antes do funcionário ser contratado. Esse exame é obrigatório pelo art. 168 da CLT e visa comprovar que o trabalhador está apto para suas funções. Esse atestado também protege a empresa e o trabalhador quanto a problemas de saúde.

Alguns empresários acabam negligenciando o exame admissional, pois o custo da avaliação é responsabilidade do empregador. Contudo, isso pode gerar diversos riscos e prejuízos para sua empresa, portanto, é melhor pagar o exame e ficar seguro.

3. Elabore o contrato

O contrato de trabalho é o documento principal que rege a relação de emprego. Nele, as obrigações do trabalhador, seus direitos e benefícios, remuneração e diversas outras cláusulas importantes são definidas.

Ainda que haja diversos modelos online de contrato trabalhista para você utilizar, é ideal contar com ajuda de um advogado. Esses modelos online podem conter termos desfavoráveis para sua empresa, ou mesmo cláusulas que não estejam mais condizentes com a legislação trabalhista vigente.

Saiba que problemas trabalhistas são bastante graves, comuns e custosos para sua empresa! Por isso, o contrato é crucial para proteger seu negócio e manter uma relação justa, transparente e honesta com seus funcionários.

4. Assine a carteira de trabalho

Após elaborar o contrato de trabalho, hora de assinar a CTPS do trabalhador. Esse é um processo simples, basta preencher a data de admissão, remuneração e função do trabalhador, além das informações da sua empresa.

Lembrando que a carteira de trabalho deve ser devolvida em até dois dias depois dele ter entregado o documento. Falhar nos prazos dos processos trabalhistas (como a devolução de documentos e registros no eSocial) geram multas que machucam o caixa da empresa.

5. Cadastro eSocial e PIS

Conforme mencionado, o MEI pode contratar funcionários e, quando o fizer, precisará cadastrá-los no eSocial. E caso o trabalhador ainda não tenha cadastro no PIS, também será necessário realizar o registro.

Lembrando que eventos como fechamento da folha de pagamento, férias, afastamentos etc. que acontecem durante o contrato de trabalho, também precisam ser registrados no eSocial nos prazos estabelecidos pela legislação — perder os prazos pode gerar multas.

6. Recolhimento do FGTS

Enfim, o MEI pode contratar funcionários em apenas 5 passos. Contudo, as rotinas trabalhistas não acabaram! Na verdade, há algumas coisas que precisam ser realizadas mensalmente, como o recolhimento do FGTS.

Para isso, você precisará:

  • Preencher a SEFIP;
  • Enviar os documentos através do programa Conectividade Social da CAIXA para gerar a GFIP (que deve ser realizado até o dia 7 do mês seguinte);
  • Em seguida, gere a Guia GPS para realizar o recolhimento. O próprio programa já realiza os cálculos dos valores a serem pagos. O pagamento da guia deve ser feito até o dia 20 de cada mês.

Dica extra: conte com ajuda de um contador

Ainda que o MEI pode contratar funcionários sem precisar de um contador ou advogado, é importante contar com ajuda profissional. Isso é importante para garantir que a contratação seja realizada corretamente, evitando prejuízos para seu negócio, e para proteger seu funcionário.

Assim, não subestime a importância de ter um advogado para escrever um contrato de trabalho que atenda suas necessidades. Além de ter um bom contador para te auxiliar nas obrigações trabalhistas.

Avalie se é hora de ir além do MEI

Foto por Unsplash

Falando em contador, já pensou se não é hora de ir além do MEI? Saiba que há diferentes tipos de empresas, cada uma com características diferentes dependendo da sua necessidade.

E não fique receoso pensando que um contador é caro! Na verdade, com contabilidade online, por exemplo, você pode economizar muito e ainda ter mais produtividade no seu negócio, agora que suas rotinas fiscais serão realizadas com apoio de profissionais.

Assim, sabemos que o MEI pode contratar funcionários, porém pode ter apenas 1 trabalhador e o seu limite de faturamento continua o mesmo. Logo, avalie se também não é o momento para crescer e abrir uma Microempresa (com faturamento de até R$ 360 mil e sem limites de quantos funcionários pode contratar). 

Para isso, conte com nossa equipe de especialistas da Nytrus! Somos uma contabilidade online e trabalhamos ao seu lado para garantir o sucesso do seu negócio — afinal, não somos meros contadores para gerar guias de recolhimento de impostos, nós ajudamos na gestão financeira e redução de custos da sua empresa. Quer saber mais? Converse com um de nossos consultores aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *