Marketplace: o que é e como funciona

O marketplace está se tornando cada vez mais o meio de compras de preferência dos usuários. Com certeza, dos sites que vamos citar neste artigo, você já deve ter comprado mais de uma vez neles. Mas, você sabe o que é o marketplace?

De fato, esse modelo de negócio é uma ótima forma dos lojistas serem vistos por mais clientes e aumentar suas vendas.

Enquanto isso, para o consumidor se torna uma forma muito mais prática de compras na internet. Afinal, por que entrar em 7 sites de fornecedores diferentes, se em um site eu consigo ter eles no mesmo lugar?

Assim, posso comprar um celular, perfume, um sapato, vestido e um brinquedo de presente para o sobrinho, tudo no mesmo carrinho de compras, com apenas um cadastro e um pagamento.

Ou seja, o marketplace para ser um modelo de negócio muito interessante não é?

Então, vamos entender melhor o que é o marketplace agora. Vamos lá!

O que é Marketplace

O Marketplace surgiu no Brasil por volta de 2012 trazendo o conceito de shopping para o meio virtual.

Por esse modelo, o consumidor tem a praticidade de comprar em diversas lojas uma variedade enorme de produtos sem precisar entrar em 15 sites diferentes.

Contudo, vemos que as grandes varejistas do Brasil, como Magazine Luiza e Walmart, pode parecer confuso como esse modelo de negócio funciona, não é?

Quando é uma grande varejista que cria o Marketplace temos uma relação que a empresa busca aumentar seus lucros, enquanto isso o pequeno empresário tem mais espaço para vender.

Por exemplo, imagine que você criou sua loja de bicicletas em uma rua com movimento, mas não tanto. Porém, uma grande loja de bicicletas na avenida mais movimentada da sua cidade decide te dar um espaço para você vender seus produtos, em troca uma parte dos lucros fica para essa loja.

Ou seja, é assim que o Marketplace funciona!

Quais são os Marketplace mais conhecidos?

1.   Mercado Livre

O Mercado Livre tinha que ser o primeiro a comentarmos. O site é um dos mais tradicionais que temos no Brasil, surgindo como no modelo de Customer to Customer (C2C) que é as próprias pessoas vendendo para as outras.

Ademais, no Mercado Livre a cada um segundo temos 9 vendas realizadas. Já são mais de 210 milhões de usuários e 10 milhões de vendedores. São números realmente impressionantes.

1.   Magazine Luiza

Agora um marketplace que está crescendo de forma vertiginosa é o da Magazine Luiza. Porém, diferente do Mercado Livre, é um site da varejista que ela abre para outros vendedores.

Nos últimos anos a empresa vem investindo pesado nos canais digitais e atraindo muitos clientes para seu site.

Além disso, recentemente ela abriu um programa de afiliados que permite você criar sua própria loja com os produtos da Magazine Luiza — pode ser uma boa oportunidade para quem quer começar a ter sua loja virtual, mas tem zero recursos.

2.   B2W

O grupo B2W é dono dos sites Americanas, Submarino e Shoptime. Ou seja, vender através do B2W Marketplace é estar presente em 3 sites de grande prestígio e volume de visitas.

3.   Amazon

A Amazon é sem dúvidas o maior marketplace no mundo. Mas, no Brasil ainda não é o principal site de compras deste segmento, porém está crescendo sua influência cada vez mais.

4.   Uber: o marketplace para serviços de motorista

Agora, é importante saber que o marketplace não se resume em produto físico! Podemos ter serviços também, como a Uber que é um marketplace para os motoristas. Outro marketplace de serviço que podemos citar é o iFood!

5.   Airbnb: marketplace de hospedagem

Dentro desses outros modelos de negócios, o Airbnb também é um marketplace, dessa vez de hospedagem. Assim, as pessoas e empresas hoteleiras podem oferecer seus espaços para estadia no site.

6.   Play Store: marketplace da Google para aplicativos e outros produtos digitais

Para os produtos digitais podemos citar o Play Store (ou Apple Store, caso você seja usuário de iPhone). Nessa plataforma você encontra diversos aplicativos, audiolivros, livros digitais, músicas entre outros.

Vantagens Desvantagens do Marketplace

Foto por Negative Space @ Pexels

Podemos citar como vantagens:

  1. Maior visibilidade: o seu produto poderá ser encontrado por muito mais pessoas, além da audiência que você cultivar através de outros canais, como Instagram e Facebook. Assim, a um custo menor, sua empresa terá novos clientes.
  2. Custo de publicidade menor: por já estar em uma plataforma com grande acesso, o seu custo para promover o produto será reduzido, já que o marketplace que estará focado em gerar o tráfego de visitantes.
  3. Maior volume de vendas: como consequência do marketplace focar em trazer visitantes, sua empresa conseguirá ter mais vendas. Assim, a plataforma consegue gerar um público que está querendo comprar e quando encontra seu produto terá muito mais chance de fechar a venda. Ou seja, o cliente procura o que ele quer e terá a sua disposição uma variedade de opções, que dentre elas estará o seu produto!
  4. Ter seu produto nos sites mais acessados do país: por exemplo, o Mercado Livre teve 50 milhões de clientes únicos no site, isso é quase 25% da população brasileira entrando no site todo mês. Isso apenas em um site, agora se você anunciar em mais de um poderá ter ainda mais acessos.
  5. Maior facilidade de novos clientes encontrem sua marca: com essa quantidade de acessos, você não precisará gastar rios de dinheiros para fazer que novas pessoas conheçam sua empresa e virem consumidores.

Desvantagens:

  1. Dependência da plataforma: o grande problema para os vendedores é a dependência no marketplace, pois fica a mercê da empresa, das suas políticas de tarifas, propaganda e algoritmos para mostrar os resultados.
  2. A marca do marketplace será mais forte que a sua: quando um cliente compra no marketplace ele acredita estar comprando do Mercado Livre, Magazine Luiza, Americanas e etc. Ou seja, quando alguém perguntar para ele onde ele comprou o produto não irá falar sua marca, mas sim: “comprei na Magazine Luiza”. Isso poderá enfraquecer sua marca, aumentando ainda mais a dependência da plataforma.
  3. Mais dificuldade de ter venda recorrente do mesmo cliente: isso significa que, como a plataforma apresenta seu produto de modo genérico, será complicado conseguir ter clientes que sempre compram de você. Pois, esse mês eles compram na sua loja, no mês poderão comprar do concorrente sem mesmo perceber.

Como funciona o pagamento das vendas?

Em geral, as empresas de marketplaces atuam com um sistema de maior segurança nos pagamentos. Assim, suas vendas não caem automaticamente na sua conta.

Cada site terá seu sistema diferente, mas a mentalidade de buscar trazer mais segurança para a plataforma, evitando fraudes, é sempre a mesma.

Portanto, podemos ver marketplaces como a Shopee que segura o pagamento até a efetiva e correta entrega do produto. Só então o pagamento será repassado para o vendedor.

Além desse sistema de segurança, cada plataforma irá ter suas porcentagens de tarifa de vendas. Por exemplo, o Mercado Livre pode variar de 10% a 19% — se quiser conhecer mais sobre as tarifas do Mercado Livre, está tudo explicado nesta página.

Desse modo, para começar a vender nos marketplaces é gratuito, os custos serão incluídos no momento da venda de cada produto.

Foto por Startup Stock Photos @ Pexels

3 Estratégias de Marketing para vendas no Marketplace

  1. Invista nos sistemas de anúncios da própria plataforma

A forma mais simples de aumentar suas chances de vender mais é investindo nos anúncios da própria plataforma.

Isso significa que cada marketplace oferece para os vendedores a opção de pagar um valor para ter seu produto em destaque no site, assim como funciona o Facebook Ads e Google Ads.

Assim, seu produto será mais acessado que os demais, porém para isso você precisará gastar um bom dinheiro.

  1. Seja ativo nas redes sociais

Com certeza para conseguir fazer muitas vendas no marketplace, ter uma presença nas redes sociais é essencial.

Isso porque a competição dentro do marketplace é ferrenha. Afinal, seu produto está aparecendo ao lado do concorrente.

Portanto, se você cria uma marca de credibilidade com seu cliente através do relacionamento em redes sociais, eles irão direto para o seu produto via os links que você compartilha com eles.

  1. Gere conteúdo de qualidade em um blog

Não é porque você está vendendo em um site de outra pessoa que você não pode investir em um blog.

Por exemplo, se você vende pela B2W Marketplace artigos de pesca, seria uma boa jogada criar um blog para falar sobre seu nicho. Assim, em alguns pontos dos seus artigos você insere o link para seus produtos.

Dessa maneira, você gera visitadas qualificadas diretamente no seu anúncio de produto, sem precisar investir em propagandas no Google, por exemplo. Mas, é uma estratégia que os frutos são colhidos no médio e longo prazo.

Por fim, vemos que o marketplace é um modelo de negócio incrível, sendo benéfico para a empresa que disponibiliza o espaço que poderá oferecer mais produtos para os usuários e crescer seu faturamento.

Além dos vendedores que conseguem ofertar seus produtos em locais de grande visibilidade e os consumidores que em apenas um lugar podem comprar diversos produtos, comparando todas as ofertas disponíveis.

Autor: Daniel Oliveira Cunha

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