Para entrar no universo do empreendedorismo feminino no Brasil e ter destaque, considerando o mercado em alto nível de competitividade, é preciso ser muito bem informada. Antes de tudo, empreender é uma questão de escolhas certeiras associadas com planejamento, informações e dedicação.
O mercado feminino é um dos que mais cresceu nos últimos anos. Além disso, tem muito a oferecer, com espaço para boas empresárias de sucesso. Todavia, como devo fazer isso?
Dessa forma, as dicas a seguir servem de guia e pontapé inicial para a montagem de um bom negócio.
Meu negócio vai dar certo?
A partir da década de 90 tivemos um aumento significativo de empreendedores no país.
De acordo com a pesquisa do Global Enterpreneurship Monitor (GEM) com 49 países, somos o sétimo país com o maior número de empreendedoras. Em outras palavras, estamos na linha de frente quando se trata de mulheres erguendo e mantendo o seu próprio negócio.
São mais de 24 milhões de empreendedoras no Brasil. A princípio, um grande número, concorda? Certamente, um bom motivador para iniciar seu negócio. Contudo, é preciso muita calma antes de mergulhar neste universo ainda em ascensão e com grande capacidade de rendimentos.
A certeza se seu empreendimento será bem-sucedido não existe. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é um dos maiores órgãos de auxílio para o micro e pequeno empreendedor no Brasil.
De acordo, com sua pesquisa, são destacados cinco pontos os quais não podem faltar para o empreendedorismo feminino no Brasil:
- Planejamento estratégico do negócio (analisar o seu nicho do mercado);
- Capital de giro;
- Controle dos gastos e gestão financeira;
- Oferecimento de serviços ou produtos de qualidade;
- Planejamento tributário.
Descubra se você tem perfil empreendedor
Um dos maiores erros que uma empreendedora pode cometer é investir em um segmento o qual não é o ideal para o seu perfil. Ou seja, entrar em uma área que não conhece ou querer prestar um serviço o qual não possui afinidade nenhuma.
Portanto, o ideal é entrar em uma área a qual se tenha perfil para isso.
O desejo de empreender já é um avanço para o sucesso. Entretanto, não é o único ponto a ser avaliado. De acordo com a pesquisa realizada pelo Ibope divulgada na revista Exame em 2018, algumas características são importantes para ter sucesso no negócio. São elas:
- Ter conhecimento técnico em sua área de investimento – saber tudo sobre o seu produto ou serviço;
- Conhecer de tecnologia e gostar de redes sociais;
- Ser muito bom com pessoas – atendimento e relacionamento;
- Apresentar visão gerencial – transformar ideias em planejamentos, cuidar da execução, saber delegar tarefas, dentre outros;
- Ser criativo e muito motivado;
- Ser uma pessoa versátil – conhecer de diversas áreas e saber modificar pensamentos e ações diante de impasses.
Busque conhecimento técnico
A força de vontade, com certeza, é um grande passo para o empreendedorismo feminino no Brasil. Além disso, um dos motivos para o crescimento de mulheres no comando de pequenos negócios. Porém, não é tudo. Faz-se necessário sempre o conhecimento técnico antes de abrir as portas para as vendas.
E o que seria esse conhecimento técnico? Primeiramente, entender sobre tudo do seu produto ou serviço. Por isso, o dono da empresa precisa saber (mais que qualquer outro) sobre todo o processo de fabricação e funcionamento do negócio.
Entender o passo a passo é importante para analisar possíveis erros, quedas de venda ou a qualidade do produto.
Um dos grandes exemplos sobre conhecer todo o seu negócio é a Luiza Helena Trajano, dona da Magazine Luiza. Ao iniciar como varejista aos 12 anos na loja dos tios, ela buscou todo o conhecimento sobre vendas na perspectiva do cliente, com o objetivo de levar seu negócio adiante.
Hoje, dona de uma das maiores redes do varejo brasileiro, seu foco ainda é a experiência do cliente e sempre tenta melhorar isso. É uma das marcas mais lembradas do Brasil e detentora de muitos prêmios sobre atendimento e sucesso de vendas.
Outro ponto importante é entender o nicho do negócio. Para isso é interessante um plano de negócio que analise e simule seu empreendimento no mercado.
O Sebrae possui cursos gratuitos de montagem de plano de negócios analisando o produto ou serviço, o mercado, o nicho de clientes e melhores pontos para um ambiente físico e quais ações de marketing seriam as indicadas para seu segmento.
Não menos importante está a legalização do empreendimento. O Sebrae em seu curso para novos empreendedores oferece assessoria jurídica para quem quer abrir seu novo negócio.
Isso quer dizer saber como abrir um CNPJ (cadastro nacional de pessoa jurídica) ou MEI (micro empreendedor individual) ou , como obter nota fiscal, uso de maquinhas de cartão de crédito para pessoa física ou jurídica e os registros na prefeitura de sua cidade (e entidades sanitárias) necessários a depender do negócio.
Inicie os trabalhos
Ao passo que definir sua ideia inicial, obtiver o conhecimento técnico de fabricação e jurídico da área, é o momento de abrir o seu negócio. No entanto, qual é a hora ideal para fazer isso?
A dica é analisar o momento do mercado de acordo com notícias do setor e da área a qual deseja atingir. Se você quer abrir uma lanchonete, por exemplo, analise o movimento nas ruas próximas ao ponto comercial escolhido e a preferência do público.
Uma pesquisa de opinião entre amigos pode ajudar muito neste setor.
Observe se o mercado está receptivo para o seu produto neste momento. Em algumas cidades, por exemplo, o inverno é rigoroso. Então, seria mais proveitoso vender sorvetes apenas na temporada de verão.
Se há ao menos três prestadores de serviço igual nas proximidades, talvez não seja uma boa ideia abrir mais um. Portanto, analise todas essas particularidades a depender do modelo de negócio.
O começo pode ser bem simples e algo pequeno. Sônia Hess, dona da Dudalina, por exemplo, era dona de uma vendinha de tecidos e itens para o dia a dia. Em um determinado mês comprou muito tecido e não estava conseguindo vender.
Então, descosturou uma camiseta e pediu para uma costureira copiar o molde com seus tecidos. Surgia ali uma das marcas mais fortes do Brasil! Ela aproveitou o momento e a oportunidade.
Transforme sua paixão na identidade da sua marca
Por menor que seja o empreendimento, é preciso pensar grande. Mas, se ele crescer no mundo do empreendedorismo feminino no Brasil, como você pode proteger o seu empreendimento?
A dica é criar uma marca.
Você já deve ter visto por aí docinhos à venda nas ruas ou na praia com um adesivo com logo, endereço da web e telefone para contato. Da mesma forma, uma camiseta bem baratinha vendida em casa mesmo com todas as informações de compra e um nome fantasia do vendedor. Essa é a sua marca.
Antes de abrir-se para o mercado, crie a sua marca. Escolha um nome, registre-o nos órgãos responsáveis e, assim, você pode crescer e expandir sem medo de alguém roubar a sua ideia.
Aproveite e registre um domínio, crie as páginas de redes sociais com o nome e una tudo aos seus contatos.
Principalmente quando uma empresa faz sucesso, é comum surgirem concorrentes navegando na mesma onda. Porém, a identidade visual será associada a quem criou primeiro.
Podem surgir hambúrgueres com caixas vermelhas e um M amarelo no mercado, por exemplo, mas você sempre lembrará da McDonald’s. A ideia é essa.
Divulgue seu empreendimento
Como os seus clientes vão te conhecer? Como saberão que você agora é uma empreendedora?
Com divulgação, com certeza! Esta é a grande alma do negócio!
A divulgação pode ser física (panfletos, cartazes, carros de som ou outdoors) ou virtual (redes sociais, site e anúncios). Qual a melhor?
Depende da empresa. Para um empreendimento local, a panfletagem em pontos estratégicos ou distribuição de folders funciona muito bem. De fato, deixar alguns panfletos em outros negócios locais próximos (não concorrentes) é uma boa estratégia para se tornar conhecido na vizinhança.
No universo virtual é preciso ter um bom material. Por isso, boas fotos associando com textos informativos fazem parte de estratégias simples para ir além da rede de amigos e conseguir novos contatos. Todavia, os amigos podem dar uma força sendo marcados em postagens e pedindo a repostagem das informações.
A criação de promoções para novos clientes também funciona. Contudo, deve-se pensar em novas estratégias promocionais a longo prazo para fidelizar a clientela. Manter um cliente é muito mais barato do que encontrar novos.
Conclusão
Com 45% dos lares chefiados por mulheres, segundo o último Censo do IBGE, temos uma grande prova que elas possuem um papel de destaque social. E isso está se revertendo na capacidade de gerenciar negócios no país.
Atualmente, estima-se mais de 100 mil empreendedoras entrando no mercado todos os meses e esse número tende a crescer.
O segredo do sucesso, contudo, é muito trabalho e estudo. É uma sucessão de acertos e disciplina para manter o braço forte diante de um mercado cada vez mais competitivo. E sempre com espaço para boas ideias.
Autor : Daniel Oliveira Cunha