Começar o e-commerce do zero não é uma tarefa tão simples quanto parece.
A dificuldade não vem de grandes complexidades de mercado. Mas, por exigir atenção e comprometimento por parte do empreendedor.
Se a pandemia do novo coronavírus trouxe algo de bom, foi a consolidação do meio virtual em nossas vidas. O e-commerce ganhou os lares brasileiros e, mesmo após o período pandêmico, acredita-se que sua influência continuará a crescer.
De acordo com uma pesquisa do Movimento Compre&Confie (em parceria com o ABComm), o e-commerce cresceu 56,8% em 2020 e faturou cerca de 42 bilhões de reais.
Caso você tenha interesse em abrir o seu e-commerce, sabe quais são os riscos para os empreendedores iniciantes?
Venha conosco e descubra tudo sobre começar um e-commerce do zero.
Receita do Sucesso: O perigo de acreditar em modelos prontos
Para quem está começando um e-commerce do zero e desconhece o tema, a primeira grande solução que aparece em nossas mentes é pesquisar no Google sobre o assunto.
Nessa tentativa de buscar respostas virtualmente, nos deparamos com modelos e experiências de outras pessoas. Quem nunca leu na Internet ou nas redes sociais a seguinte frase: “Veja o método poderoso que eu criei. Se funcionou comigo então funcionará com você também”.
Nesse momento, o sonho do e-commerce do zero pode se converter em um verdadeiro pesadelo.
E por uma razão bastante simples. O que vale para outra pessoa, não necessariamente se aplica a você.
O sucesso e os bons resultados sempre exigem imenso esforço. Todas as pessoas bem-sucedidas tiveram algo em comum: a inovação.
Dessa maneira, repetir o que já está feito, utilizar modelos prontos, se apropriar dos resultados de outras pessoas, no máximo, garante que você esteja na média. Nunca acima dela.
Não estamos falando que você precisa inventar a roda. Mas, a questão central é que a sua estratégia precisa ser inovadora. E isso não impede que você se inspire em modelos prontos.
Assim, você pode e deve adaptar as estratégias para a sua realidade, com os recursos que tem disponível, tempo, estrutura e capital.
Considerando que utilizar modelos prontos podem levar sua estratégia ao fracasso, sugerimos o caminho inverso: adapte modelos prontos a sua realidade de empreendimento. Ou seja, analise o mercado e veja quais estratégias funcionam para o seu objetivo. Da mesma maneira, substitua aqueles que podem trazer prejuízo futuro ao seu e-commerce.
A jornada do empreendedor ao começar um e-commerce do zero
Não são poucos os empreendedores que decidem se aventurar nesse universo e, meses depois, acabam desistindo.
Por isso, nosso objetivo é garantir que você termine o texto conhecendo todos os riscos e erros e se sentindo capacitado para lidar com desafios futuros.
Dessa maneira, vamos lembrar brevemente que a sigla “e-commerce” é o termo em inglês para comércio eletrônico. Logo, o e-commerce é a denominação de lojas e vendas virtuais.
Como é algo que ocorre via internet, esse mercado ganhou força somente no final do século XX, se popularizando gradualmente com o avanço dos smartphones e do sistema wi-fi.
Apesar de sua história recente, o e-commerceatrai milhões de pessoas no Brasil e no mundo.
Como resultado, há muita concorrência para jovens empreendedores entrarem no mercado. Portanto, há a necessidade de muito aprendizado no início da jornada.
Afinal, são inúmeros procedimentos, técnicas e estratégias para aplicar, de modo que identifique qual funciona melhor para o seu e-commerce.
Por exemplo, tenho certeza que você já ouviu muito sobre o marketing de conteúdo e como ele é fundamental para começar um e-commerce do zero.
Mas, vamos supor que inicie suas estratégias de divulgação e descubra que somente melhorar as métricas de SEO do seu site já traz resultados satisfatórios ao seu negócio.
Há motivo para continuar investindo em uma estratégia que não traz resultados e que demanda esforço e gastos desnecessários.
Ao criar um negócio digital, é necessário agir como um gestor e saber quais estratégias são melhores para sua empresa e quais devem ser substituídas.
Erros mais comuns ao começar um e-commerce do zero
Após muitas (e muitas) reflexões, chegamos à conclusão que os manuais de e-commerce do zerodisponíveis na internet e no YouTube focam em ensinar o que fazer ao começar um e-commerce do zero.
Porém, como nossa proposta não é entregar manuais prontos, percebemos que deveríamos ensinar o que você não deve fazer ao começar um e-commerce do zero.
Dessa maneira, desde quando você conhecer os erros a evitar, terá total liberdadepara criar o seu próprio modelo, aplicando as técnicas conforme sua realidade permitir.
1 – Planejamento
A ausência de planejamento é o primeiro e, com certeza, o erro mais grave.
Ao iniciar um e-commerce do zero, é comum que a ansiedade e a expectativa nos afastem da criação de um planejamento de qualidade. De forma simples, trata-se da boa e velha procrastinação.
Assim, planejamos tudo em nossa mente, só não tiramos do papel.
Além disso, outro grande elemento que afasta o empreendedor do seu objetivo é não saber como criar um planejamento.
Em resumo, o planejamentoé o que você deve fazer para o seu e-commerce decolar.
Para conseguir essa resposta, algumas perguntas precisam ser respondidas:
- Por que as pessoas vão escolher seu produto?
- Por que eu quero esse nicho?
- Quem são meus concorrentes?
- Quanto será o custo dos meus produtos? Por quanto venderei?
- Qual será minha margem de lucro?
- Em que canais vou atuar? Meu público-alvo será contemplado?
- Quais os meios para me comunicar com meu cliente?
- Como vou lidar com problemas de troca e devolução?
- Quero atuar apenas em minha cidade? Para o estado? Para o país?
Essas perguntas podem te orientar e, acima de tudo, ajudar a prever possíveis problemas, de modo que possa se preparar para resolver essas situações.
2 – Pesquisa de mercado
A principal função dapesquisa de mercado é dizer se o seu negócio pode funcionar como você imagina. Por isso, não fazer uma boa pesquisa de mercado é o segundo grande erro cometido por aqueles que entram no mundo do e-commerce.
Com a internet, ficou muito mais fácil fazer isto. Com alguns cliques você consegue informações valiosíssimas sobre seu público-alvo, os canais que ele frequenta e o nível de concorrência do seu nicho.
Vale destacar que sua pesquisa deve ter uma visão geral sobre o mercado, ou seja, as possibilidades reais de sucesso, assim como o nível de concorrência.
Ademais, entendendo as estratégias utilizadas pelos seus concorrentes, será possível pensar em quais você investirá e quais delas são descartáveis, etc.
3 – Gestão Financeira
Deixar de lado a gestão financeira do seu e-commerceé outro erro comum a jovens empreendedores,
De maneira geral, uma boa administração financeira é chave para uma empresa de sucesso.
Um bom administrador sabe que, além de bater metas, também precisa de estabilidade, tanto no número de clientes fiéis à marca quanto no faturamento mensal do empreendimento.
Dessa forma, nos períodos de crise e nos meses de baixa nas vendas, seu negócio estará preparado para passar por esse momento. Além disso, o ideal é que a administração financeira do negócio fique em suas mãos.
Porém, tenha sempre o contato de um contador ou empresa especializada para prestar consultoria nos momentos de dúvida.
4 – Margem de lucro
O desejo em conseguir altos lucros e a inspiração naqueles falsos empreendedores que vendem a ideia de não ter medo de arriscar faz com que negócios promissores abdiquem da sua margem de lucro inicial aceitável para correr o risco de ter prejuízo.
Desse modo, tenha muito cuidado! Erros dessa proporção acabam com o sonho do e-commerce.
Há menos que você tenha uma excelente justificativa ou que possua capital de giro para emergências, não recomendamos essas jogadas arriscadas para iniciantes.
Arriscar-se sem ter condições é bastante diferente de investir com um caixa recheado de dinheiro.
5 – Guerra de preço
O culto ao preço baixo também é bastante disseminado por jovens empreendedores.
Assim, querendo vencer a guerra de preços, colocam seus produtos a valores baixíssimos, de tal forma que, além de não obter lucros, não consegue capital para quitar suas dívidas.
Por isso, a menos que você tenha uma “arma secreta” para vencer essa guerra, não diminua demais os seus preços, a ponto de aniquilar sua lucratividade.
Invista em gerar valor nos seus produtos e na sua marca. Assim, conseguirá vendê-los por um valor acima da tabela sem problemas.
6 – Tributação
A tributaçãoé um ponto a ser considerado pelos que querem investir em e-commerce.
Para aqueles que atuam regionalmente, isto é, em sua cidade ou estado, provavelmente não encontrarão grandes problemas. As dúvidas surgem quando o empreendedor tem o interesse de expandir seu e-commerce para outras regiões ou pelo país todo.
Nesses casos, pode haver tributação, ou seja, impostos a pagar diferentes.
Por isso, o ideal nessa situação é contratar os serviços de uma empresa de contabilidade para fazer um planejamento tributário adequado ao ramo de e-commerce.
Assim, todos os impostos a recuperar e a recolher serão acertados nos valores de seus projetos. Por fim, não prejudicando sua lucratividade.
7 – Marketing
Esse é um erro cometido devido ao uso de modelos prontos de negócio. Ao pesquisar, encontra-se diversos discursos dizendo “invista forte no marketing” ou “não tenha medo de destinar 15% de seus lucros em marketing”.
Contudo, não faça isso! A menos que você tenha um objetivo específico ou queira promover determinado produto, o ideal é que, no máximo, 5% dos lucros sejam destinados ao marketing.
De maneira geral, há muitos gastos. Fornecedores, tributação, contabilidade e marketing.
Ao final, se não souber dosar os valores investidos em cada área, não sobrará nada além dos prejuízos.
8 – Jurídico
Na parte jurídica, o advogado do negócio é essencial.
Em resumo, ter um advogado na estrutura da empresa faz toda diferença. Mesmo assim, é comum que os iniciantes noe-commerce diminuam a esfera jurídica do empreendimento para reduzir os custos.
Mas, pense conosco: você estará lidando com pessoas, vendendo produtos e recebendo por eles.
Neste sentido, tenha certeza que, cedo ou tarde, uma situação inconveniente exigirá os conhecimentos técnicos e jurídicos sobre direitos e deveres da empresa e/ou dos clientes.
Assim, não cometa o erro de ficar sem nenhuma precaução jurídica e contrate uma equipe especializada em comércio digital para o auxiliar em possíveis contratos, direitos do consumidor e demais burocracias jurídicas.
9 – Agência de Marketing
Outro erro bastante recorrente em iniciantes no e-commerce do zero: deixar o marketingde sua loja integralmente sob a responsabilidade de agências de marketing.
Não estamos dizendo que você não pode contar com uma agência. O problema está em colocar a responsabilidade nessas empresas e se ausentar.
Nenhuma agência, por melhor que seja, terá conhecimentos sobre seu negócio tanto quanto você mesmo. Pelo contrário, elas trabalham com inúmeros negócios e empresas.
Por isso, recomendamos que, se desejar trabalhar ao lado de uma agência de marketing, esteja presente nas decisões. Emita sua opinião, diga quanto deseja ser investido e quais serão as estratégias principais do e-commerce.
10 – Marketplace
Entenda que caso queira entrar para o mundo dos marketplaces precisará aumentar seu investimento.
A porcentagem que você pagará à plataforma exige que sua empresa obtenha lucros maiores. Caso contrário, em vez de aumentar a lucratividade, terá prejuízo.
Geralmente, o marketplace cobrará cerca de 16% para utilizá-lo. Assim, é necessário um planejamento financeiro para aumentar os preços finais dos produtos.
Desse modo, mantendo a margem de lucro atual e buscando aumentá-la com o tempo. O ideal é que, para entrar no marketplace, você tenha uma segunda loja virtual. Desse modo, aumentando os preços dos produtos da segunda loja sua empresa manterá os lucros e valores gastos no marketplace empatados
11 – A importância da Contabilidade
Grande parte do seu negócio tem sucesso graças a uma consultoria contábil de qualidade. Deixá-la de lado pode levar o negócio ao fracasso logo no início.
Não importa se você entende muito ou pouco sobre contabilidade. Tenha sempre o acompanhamento de uma empresa especializada para te ajudar em suas rotinas contábeis.
A empresa é sua. Você a conhece melhor que qualquer pessoa, assim identificando os principais erros. Dessa maneira, acompanhe desde as guias de recolhimento até o valor do faturamento.
Há diversos escritórios de contabilidade online disponíveis no mercado. Porém, somente a Nytrus Contabilidade utiliza a tecnologia para o sucesso do seu negócio.
Uma boa gestão financeira só pode ser feita se tiver os melhores ao seu lado. Por isso, invista sempre nos serviços da Nytrus.
Conclusão
Neste artigo, você viu tudo sobre como começar um e-commerce do zero.
Como dito anteriormente, adotamos uma metodologia diferente, começando em quais erros você não deve cometer até não utilizar modelos prontos.
Com isso, esperamos que tenha aprendido mais sobre o e-commerce do zero.
Sucesso exige comprometimento, dedicação e horas sem dormir. Mas, quando estiver com seu e-commerce montado e funcionando, verá que tudo valeu a pena.
Autor: Daniel Katts.