Contas Internacionais: como receber pelos serviços prestados ao exterior

Confira aqui tudo sobre contas internacionais, e como você pode receber pelos serviços prestados para o exterior.

Hoje, com o avanço da tecnologia e da globalização, se tornou muito mais comum prestar serviços para empresas que estão no exterior, já que as fronteiras do mercado de trabalho estão sendo ampliadas cada vez mais!

As oportunidades e remunerações do exterior são muito competitivas, além de gerar um grande diferencial no currículo dos profissionais como um todo.

Se você encontrou uma oportunidade dessas, pode estar se perguntando: mas como vou conseguir receber por esses serviços que prestei?

A mesma dúvida pode surgir para pessoas que possuem familiares e amigos no exterior, e precisam receber um dinheiro de fora. Como é possível fazer isso?

Para te ajudar a entender a dinâmica das contas internacionais, criamos esse artigo para te explicar como você pode receber dinheiro do exterior, os principais meios, como é a cobrança dos impostos dessas operações financeiras, e os documentos necessários para realizá-las.

Portanto, se você precisa receber um dinheiro do exterior, continue aqui nos acompanhando para tirar todas as suas dúvidas!

Como receber dinheiro de contas internacionais

Como receber pelos serviços prestados ao exterior com contas internacionais
Foto por Freepik

Se você está na situação de prestar um serviço para alguém ou alguma empresa do exterior, a primeira coisa que precisará fazer é emitir um invoice.

Isso nada mais é do que um documento que serve para discriminar todos os serviços que foram prestados, a forma de pagamento definida e o valor.

Esse documento pode ser feito no word, mas precisa incluir o nome do cliente ou comprador, e todos os dados bancários dele.

Então, será necessário emitir uma nota fiscal de serviços que, no caso dos contratos internacionais, é feita para realizar a tributação, e não serve apenas como um documento de faturamento.

Enfim, veja alguns dos principais meios que você pode utilizar para receber dinheiro do exterior:

Western Union

A Western Union é uma empresa que atua no Brasil desde o ano de 1997, permitindo o recebimento e envio de dinheiro de diversos países.

Para resgatar o dinheiro, os clientes devem ir até uma agência da Western Union, portando o código de transferência e um documento pessoal com foto. A Western Union permite receber o dinheiro direto na conta bancária também.

Contudo, as tarifas variam conforme a forma de retirada que você escolher, o valor e o país. Além disso, também é possível realizar uma simulação através do site da empresa. 

Remessa online

Outra plataforma online é a Remessa Online, que foi fundada aqui no país em 2016. Com ela, é possível realizar transações com iene japonês, libra, dólar, dólar canadense, euro, dólar australiano e francos suíços.

Basta realizar o cadastro e informar os dados para fazer a transferência. Feito isso, você recebe as instruções para o pagamento, já considerando as taxas e descontos. O dinheiro cai na conta do Remessa Online.

MoneyGram

A MoneyGram também permite realizar a retirada do dinheiro de forma presencial diretamente em uma agência, ou receber o valor na conta bancária de contas internacionais.

As formas possuem taxas diferentes. Por isso, é interessante se atentar aos valores atualizados antes.

Quando receber o dinheiro, o cliente deverá preencher um formulário (tenha em mãos o número de referência fornecido pelo remetente), e apresentar um documento de identidade com foto.

Via bancos

É possível realizar as transferências internacionais através de bancos. Para realizar o processo, é necessário emitir o que chamamos de “ordem de pagamento”, que possui taxas fixas, e cuja cobrança é feita para ambos os envolvidos no processo.

Vale Postal Eletrônico – receber pelos Correios

Outra opção que não é nada tecnológica, mas ainda está disponível, é receber o dinheiro através dos correios.

No Correio você pode acessar o serviço de transferência internacional, encontrado pelo nome de Vale Postal Eletrônico.

Para realizar o processo, o remetente deve ir até uma agência conveniada no exterior para realizar a postagem. Quando ele chegar ao Brasil, você receberá um aviso da agência do Correio para poder realizar o saque.

Os custos variam de acordo com o país, e os Correios não cobram nenhuma tarifa de você.

Ordem de pagamento

Os bancos no Brasil possuem as ordens de pagamento, que servem para realizar transferências internacionais.

Para tanto, o único requisito é que quem for receber o dinheiro deve ter uma conta própria (no seu nome) aberta no Brasil.

As duas instituições cobrarão o serviço – tanto a nacional, como a internacional – sendo que os dois lados terão que arcar com as despesas da transferência. No entanto, as taxas são fixas, e você pode ter certeza do quanto vai gastar antes.

Banco de Câmbio

Os bancos de câmbio também realizam a operação financeira de recebimento de um montante do exterior. As operações são bem seguras, mas é interessante consultar várias opções diferentes, para ver qual oferece as melhores taxas.

Como ocorre a cobrança de impostos?

Como funciona a tributação de serviços prestados ao exterior
Foto por Unsplash

O que mais preocupa no momento de realizar uma transferência internacional são os impostos, não é mesmo?

Fato é que todas as possibilidades de realizar as transações que citamos acima, possuem alguma taxa e impostos que incidirão sobre a operação.

Por isso, a nossa dica é pesquisar bastante antes e realizar simulações, para descobrir qual é a opção mais vantajosa para o seu caso.

Uma das principais taxas desse tipo de operação é o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que acaba variando de acordo com o tipo de transferência que foi feita.

Por exemplo, a taxa para realizar uma compra com o cartão de crédito internacional em outro país é diferente das taxas cobradas para remessas do exterior.

A grande maioria das plataformas online e dos bancos, já demonstram qual será o valor para essas taxas. Assim, todas as partes podem ficar cientes do que foi descontado, e qual o tipo de tarifa cobrada, bem como os valores.

Além disso, esses descontos são feitos de forma automática pelas instituições financeiras e plataformas.

Um ponto importante é que você deve declarar todos os valores que receber do exterior no seu Imposto de Renda depois. Então, não deixe de passá-los para o contador, para evitar problemas com a justiça no futuro.

Quais são os documentos necessários para receber dinheiro de contas internacionais?

Os documentos necessários para realizar as transferências, e receber valores de contas internacionais, variam de operação para operação, e entre as instituições também.

Mas, de qualquer forma, se o valor for de até US$3.000,00, não é necessário apresentar documentação.

Mas, para o caso de prestação de serviços, ou venda de produtos acima desse valor, será necessário apresentar o invoice, onde deve conter a descrição de todos os produtos/serviços da transação.

Se no seu caso o recebimento for o pagamento de salários, será necessário apresentar documentos que comprovem o vínculo entre o agente pagador e o funcionário.

Outros documentos que é bom ter em mãos, é o contrato de compra/venda (caso exista um), fatura comercial, contrato de câmbio e documentos fiscais.

Como funciona prestação de serviço ao exterior e como receber pelas contas internacionais
Foto por Freepik

Como prestar um serviço para o exterior

Com o avanço da tecnologia, e a possibilidade de estar em contato em tempo real com pessoas ao redor do mundo interior, prestar serviços para pessoas no exterior tem se tornado cada vez mais comum.

Além disso, é uma alternativa muito rentável para quem quer gerar renda extra, ou melhorar o currículo.

Além das vantagens profissionais, receber em outras moedas, como o dólar ou o euro, acaba sendo muito vantajoso para os brasileiros, já que o real está desvalorizado no cenário internacional.

Dessa forma, vários sites permitem, hoje em dia, que você preste serviços para pessoas no exterior, e faça uma grana extra.

Esse é o caso, inclusive, de grandes empresas, como o Google e a Amazon, que abrem algumas demandas de serviços avulsos que podem ser prestados por brasileiros.

Outro ramo que tem dado muito certo, é a vaga chamada de “digitador home office”. Alguns sites possuem vagas de empresas e pessoas no exterior, que contratam trabalhadores ao redor do mundo todo para realizar serviços simples.

É o caso, por exemplo, do digitador, que pode trabalhar com várias demandas relacionadas à digitação de forma totalmente remota.

Além disso, se você possui uma empresa, e surgiu a oportunidade de uma parceria internacional, os meios que citamos aqui para receber pelos serviços prestados no exterior, também servem para você.

Enfim, são infinitas as possibilidades de começar a prestar serviços para o exterior, seja como uma pessoa física ou uma pessoa jurídica.

Oportunidades de trabalho no exterior

Na internet, por exemplo, você pode encontrar oportunidades em sites e redes como o LinkedIn. Além de conseguir realizar buscas em sites de vagas de emprego do país que você gostaria de trabalhar.

Então, se você possui o conhecimento necessário, quer fazer uma renda extra ou expandir o seu negócio, não deixe de buscar por essas oportunidades.

A cada vez, elas aumentam mais no mercado de trabalho e, aparentemente, serão o futuro do mercado internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *