Como criar uma estratégia de Marketing Digital

Você quer aumentar seu faturamento com novos clientes, mas não sabe o que fazer devido à pandemia do coronavírus? Que tal investir nas estratégias de marketing digital?

Grande parte dos empreendedores tiveram uma queda significativa de renda em 2020. Isto é, todos aqueles clientes gerados através de indicações e networking em eventos presenciais foram perdidos.

Como resultado, o faturamento dos negócios está estagnado, enquanto os custos só aumentam.

Por isso, caso queira aumentar seu faturamento através de estratégias de marketing digital, confira mais detalhes abaixo!

Marketing digital e seu mundo de possibilidades

Mesmo que você não saiba a definição de marketing digital, com certeza já teve contato com alguma de suas estratégias.

Você já se perguntou por que produtores de conteúdo disponibilizam materiais de qualidade e gratuitos para sua audiência? Já pensou o motivo de blogueiras manterem uma produção constante de conteúdo em suas redes sociais sem cobrar nada por isso?

Em todos esses casos, o que manda são as vendas. Porém, vender na era digital não é mais como antigamente.

Atualmente, é possível vender determinado produto somente fazendo anúncios no e-mail da audiência. E-mail esse disponibilizado ao baixar um e-book, por exemplo.

É por isso que quando você baixa aquele e-book incrível mostrando como aumentar seu faturamento na pandemia, há sempre uma página onde você deve deixar seus dados.

Em resumo, essa estratégia é o que chamamos de e-mail marketing.

Além disso, existem várias outras estratégias para quem quer utilizar o marketing digital para aumentar o faturamento na quarentena. São elas:

  • Anúncios pagos: essa estratégia faz com que seu conteúdo apareça em locais privilegiados nos sites ao desembolsar determinada quantia de investimento. Atualmente, esse sistema funciona como um leilão. Ou seja, aparece mais quem paga mais;
  • Marketing de conteúdo: essa é a estratégia de conteúdo utilizada nesse momento. Ao invés de fazer um anúncio direto oferecendo um produto ou serviço, nós te atraímos através de um conteúdo rico para, só depois, ofertar algo;
  • Mídias sociais: é o canal de distribuição do marketing de conteúdo. Os canais mais populares atualmente para atrair a audiência são o Instagram, YouTube e TikTok. Ou seja, redes sociais com foco em vídeo;
  • CRO: também chamado de Conversion Rate Optimization – Otimização de Conversão – é uma técnica que aumenta as conversões do site. Isto é, faz com que a audiência de determinado site seja redirecionada, aumentando a audiência do domínio sem necessariamente atrair mais pessoas para o site;
  • SEO: search engine optimization ou otimização para motores de busca, essa técnica visa melhorar o posicionamento de blogs e sites no Google.

Qual o caminho do cliente na estratégia de marketing digital?

Certamente, há várias formas de atrair o cliente para seu conteúdo e captar leads. Contudo, acreditamos ter uma em específico que dê mais resultado.

Só para ilustrar, vamos supor que a estrutura de marketing seja pensada para uma empresa de rastreamento veicular. Além disso, que a estrutura completa de marketing digital seja utilizada nesse exemplo.

Nesse sentido, serão utilizados 3 métodos de divulgação de conteúdo: inbound marketing, captação direta e anúncios pagos. Agora, explicaremos como funcionará o inbound marketing.

No inbound marketing, serão criadas as melhores redes sociais para atrair clientes para a empresa. Ou seja, Instagram, Facebook e YouTube.

Ao mesmo tempo, haverá conteúdos postados no blog da empresa.

O papel das redes sociais será divulgar o conteúdo gerado pelo blog, simultaneamente com a postagem de conteúdos focados no público-alvo nessas mesmas redes sociais.

Dessa maneira, a audiência aumenta, fica engajada e adere ao verdadeiro motivo de toda essa produção: captura de leads.

Essa captura de leads será feita com a disponibilização de e-books. Isto é, a audiência disponibiliza seu e-mail em troca do e-book.

Após captar esse lead, você abastecerá o e-mail desse possível comprador com post blogs, vídeos, novos e-books, palestras, consultoria ou amostra do produto/serviço.

Essa etapa é o que chamamos de estratégia de funil. Após chegar no fundo do funil, o cliente comprará o produto/serviço de você e o trabalho estará finalizado.

Contudo, você pode estar se perguntando: “por que ter todo esse trabalho se eu posso fazer um anúncio pago ou captação direta e conseguir clientes da mesma maneira?”

Apesar de ser verdade o fato de conseguir clientes a curto prazo, a longo prazo essas estratégias tendem a fracassar.

Isso porque a captação direta demanda uma equipe de vendas muito grande e anúncios pagos demandam muito investimento. Através do inbound marketing, você consegue escalar seu negócio com um investimento linear.

Quais os canais digitais e sua importância

Em resumo, canais digitais são ferramentas utilizadas pelas empresas para se comunicar melhor com o público. Obviamente, se é digital funciona através da internet.

O objetivo dos canais digitais é apresentar conteúdos que aproximem a audiência de sua marca, manter os usuários informados sobre a área de atuação, tirar dúvidas, responder comentários e apresentar um novo produto ou serviço.

Através do canal digital ideal, sua empresa pode melhorar bastante a comunicação com o público-alvo e aumentar o faturamento sem precisar de indicações ou networking presencial.

Atualmente, os principais canais digitais são os seguintes:

  • Redes sociais: esse é o canal mais comum e acessível aos usuários, sejam clientes ou não. Recomendado para engajar com a marca e sanar alguma dúvida sobre o nicho de atuação;
  • Blog: meio mais utilizado para disponibilizar informações educativas e com maior quantidade de palavras. Geralmente, utilizado para captar leads e aumentar o tráfego do site;
  • E-mail marketing: etapa do funil em que o lead é abastecido com as principais informações da marca, produto ou serviço. Também serve para sanar alguma dúvida do cliente;
  • Página de dúvidas frequentes (FAQ): melhor solução quando o cliente ou lead tem dúvidas sobre o produto/serviço. Ao invés de responder um a um, você redireciona o usuário ao FAQ da empresa;
  • Chat online: mais recente de todos, tem a possibilidade de otimizar o atendimento do usuário. Para tanto, precisa ser programado de maneira que as possíveis mensagens do cliente sejam respondidas assertivamente.

Como criar sua estratégia de Marketing Digital?

1.        Estabeleça a jornada do seu cliente

Nessa etapa, você deve escolher entre o inbound marketing, captação direta, anúncios pagos ou uma mistura de todas essas estratégias.

Antes de tudo, para criar uma estratégia de marketing digital para sua empresa é imprescindível ter um público-alvo bem definido.

Só para ilustrar, pode ser que anunciar uma empresa de financiamento imobiliário no TikTok não seja tão interessante, já que 40% dos usuários da plataforma têm entre 16 e 24 anos.

Da mesma maneira, postar conteúdo sobre viagens de formatura escolar no LinkedIn pode não ser uma boa estratégia, afinal, 65% dos usuários têm entre 20 e 39 anos.

Após definir seu público-alvo, defina como será a jornada desse cliente com a sua marca. Para isso, saiba o valor do seu produto/serviço e defina a estratégia.

Você tem um salão afro e quer vender seus serviços? Então, pode ser uma boa ideia investir no Instagram e, em simultâneo, divulgar no Facebook Ads.

Já se você tem uma agência de marketing digital e vende pacotes mensais, é mais interessante investir em uma estratégia refinada de inbound marketing e anúncios pagos.

Afinal, produtos/serviços com valores baixos de aquisição não precisam de muito convencimento por parte da empresa.

Já para tickets médios elevados, a etapa de convencimento precisa ser montada estrategicamente para que o lead não desista no meio do caminho.

Por fim, defina quanto sua empresa poderá gastar durante essa jornada.

O ideal é criar uma meta para, no mínimo, um ano de investimentos sem lucro. Ou seja, se você tem um custo de R$ 500,00 mensais com a divulgação de seu salão, guarde ou consiga R$ 6 mil para investir na estratégia de marketing da sua empresa.

2.        Contratações

Nessa etapa, você definirá o que é um dilema para muitos empreendedores: trabalhar com agência de marketing ou freelancers.

Antes de tudo, você pode estar se perguntando: “ao invés de trabalhar com agências de marketing ou freelancers, que tal se eu fizer todo o trabalho e economizar meus investimentos?”

Apesar de a ideia ser boa, muitos empreendedores já pensaram assim e falharam. Como empresário, você deve estar preocupado com a prestação do seu serviço, e não com trabalhos intermediários.

Por exemplo, se você é um dentista, seu trabalho é ser responsável pela saúde e estética bucal das pessoas. Por isso, seria inviável executar tantas funções e ainda prestar um bom serviço.

Definindo que precisará dos serviços de terceiros para desenvolver as estratégias de marketing de sua empresa, chegou a hora de escolher entre agências de marketing ou freelancers.

Em resumo, ao contratar uma agência de marketing de qualidade você contará com um serviço super qualificado, que montará e distribuirá todas as estratégias de marketing digital nos canais adequados.

Entretanto, o valor tende a ser um tanto elevado. Afinal, uma única empresa ficará responsável pelo sucesso do seu empreendimento.

Por outro lado, contratar freelancers pode ser mais vantajoso no custo-benefício. Porém, profissionais desse estilo trabalham mais com execução do que com planejamento.

Caso esteja começando sua estratégia de marketing e não possa gastar uma quantia elevada, o ideal é contratar os serviços de uma agência digital para planejar toda sua estratégia de marketing.

Em seguida, contratar freelancers para executar os serviços planejados pela agência. Dessa maneira, você ou outra pessoa da equipe pode gerir essa produção de conteúdo e anúncios.

3.        Calendário de conteúdo

Calendário de conteúdo ou calendário editorial é um cronograma com todos os conteúdos já produzidos e a produzir.

Na teoria, ele serve tanto para o produtor de conteúdo quanto para a empresa ter um documento identificando as estratégias de marketing da organização.

Mas, por que postar determinado conteúdo em um dia e horário específico é útil para seu empreendimento? Será que não é possível postar o conteúdo em qualquer horário?

Bom, caso crie canais digitais para seus conteúdos, pode divulgar os mesmos no horário que bem entender. Porém, vale destacar que as redes sociais, principalmente o Instagram e o Facebook, mudaram muito suas métricas desde o lançamento.

Atualmente, menos de 5% da audiência vê seu conteúdo organicamente. Ou seja, caso queira divulgar seu conteúdo de maneira massiva, precisará investir em posts patrocinados.

Já se quiser manter somente a divulgação orgânica, precisará encontrar dia e horário adequado para divulgar seu material. Nesse momento, ferramentas de gerenciamento de redes sociais ajudam e muito a definir essas métricas.

Dentre os canais de divulgação disponíveis nessas ferramentas de gerenciamento, você pode utilizar o Google Meu Negócio, Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube.

Para que não tenha problemas quanto a ordem de postagem dos conteúdos, pode programar todas as postagens em dias e horários diferentes, para que sua audiência confira em todas as redes sociais.

Outra informação interessante sobre o calendário de conteúdo é que você deve diluir seu conteúdo em várias plataformas.

Por exemplo, se você pretende falar sobre como um redator freelancer ajuda sua empresa a alavancar seus negócios, distribua esse conteúdo nas diferentes redes sociais. Faça um vídeo para o YouTube, postagem no Facebook, um reels no Instagram e um infográfico para o Pinterest.

Assim, a agência de marketing ou freelancer responsável economiza no tempo de pesquisa e otimiza a produção de conteúdo.

1.        Análises de resultados

Por último, precisamos nos ater a algo super importante no marketing digital e que agências e freelancers esquecem de se preocupar: a análise de resultados.

Basicamente, essa é a etapa em que verificará os resultados das estratégias de marketing com sua equipe. Contudo, devemos tomar bastante cuidado com as métricas de vaidade.

Em resumo, métricas de vaidade são informações coletadas e acompanhadas as quais, na verdade, não ajudam a tomar decisões ou relevantes para o negócio.

Por exemplo, podemos citar likes nas fotos, cliques, compartilhamento, taxa de rejeição, seguidores ou visualizações da página.

Porém, o objetivo da sua empresa é vender, certo? Como identificar compartilhamentos e likes fará com que sua empresa venda?

Por isso, deve ficar bem claro que suas métricas de análise devem se basear em todos os fatores que envolvem a venda. São eles:

  • Taxa de conversão de campanhas pagas;
  • Conversões ao longo do funil;
  • Lifetime Value;
  • Custo de Aquisição por Cliente;
  • Retorno sobre o investimento.

De posse de todas essas informações, sua análise de resultados tende a ser muito mais eficiente.

Conclusão

Nosso objetivo com esse conteúdo foi demonstrar como sua empresa pode aumentar o faturamento da sua empresa através de estratégias de marketing digital.

Apesar de ser um péssimo momento para os empreendedores, o mundo digital pode ajudar e muito todos aqueles que utilizarem as estratégias de marketing com maestria.

Por isso, faça uma análise sincera de todos os pontos desse texto e mude a realidade de sua empresa hoje mesmo!

Autor: Daniel Oliveira

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