Se você é um Microempreendedor Individual (MEI) e está precisando de crédito para o seu negócio, para lidar com dívidas ou para expandir, saiba que é possível encontrar algumas opções de empréstimo para MEI com condições bem interessantes no mercado!
Sabemos que, muitas vezes e por diversos motivos, as pessoas acabam precisando de um dinheiro extra. E isso acontece muito com as empresas também.
Por isso, para atender especialmente os microempreendedores, os bancos e as mais diversas instituições financeiras, criaram opções de crédito voltadas para esse grupo.
Nesse artigo, vamos te explicar como funciona o empréstimo para MEI, quais as principais opções, como contratar, os documentos que você precisará ter em mãos, as vantagens das linhas de créditos exclusivas para MEI e se vale a pena, ou não, contratar.
Enfim, confira tudo em detalhes abaixo!
Empréstimo para MEI: como funciona?
Basicamente, os empréstimos direcionados para MEI funcionam de forma similar a qualquer outra linha de empréstimo do mercado, independente de ser para pessoas físicas ou pessoas jurídicas.
Dessa forma, as instituições financeiras, e os bancos que oferecem crédito para CNPJ de MEI, cobram parcelas mensais com acréscimo de juros, e colocam um prazo que consta no contrato, para que o empréstimo seja pago totalmente.
Em casos de inadimplência, assim como ocorre com os empréstimos pessoais, há a cobrança de juros adicionais, podendo levar, até mesmo, a processos judiciais.
É comum que algumas instituições financeiras exijam uma garantia por parte do MEI, para poder liberar o valor do empréstimo, como um recebível um imóvel ou um carro.
Solicitação do empréstimo para MEI
O processo de solicitação e análise de empréstimos para MEI, também é similar ao processo dos empréstimos tradicionais.
Tudo começa com a instituição escolhida, que solicitará vários documentos tanto da Pessoa Física que é sócia da empresa, como do CNPJ MEI.
Dentre esses documentos solicitados, um dos mais importantes é o comprovante de faturamento do MEI, que servirá para que a instituição analise a capacidade de pagamento da empresa.
Portanto, na análise de crédito feita para empréstimos para MEI, analisa-se se a empresa tem o faturamento suficiente para pagar as prestações e, ao mesmo tempo, manter o negócio.
Para comprovar a renda, é possível utilizar, além da Declaração do MEI, os extratos bancários. Se o solicitante passar dessa fase da documentação, é feita a análise de crédito da pessoa física e da jurídica.
Nesse momento, a instituição procurará por restrições no CPF e no CNPJ. Se houver alguma, acaba sendo muito mais difícil conseguir a aprovação.
Se tudo der certo, e a instituição aprovar o MEI, a liberação do crédito ocorre rapidamente em uma conta bancária, geralmente da própria instituição bancária ou financeira, até que o MEI utilize.
Principais opções de empréstimo para MEI e como contratar?
Vamos ver agora quais são as principais opções de empréstimo para MEI, e as características de cada uma!
Empréstimo com garantia de bens
O empréstimo com garantia de bens é um dos mais solicitados. Como o nome já sugere, nessa modalidade de crédito, o imóvel ou o automóvel entra como uma garantia na operação de empréstimo para o MEI.
Assim, a propriedade utilizada como garantia, será transferida para o nome da instituição financeira durante o período de pagamento do empréstimo, até ele ser quitado.
Portanto, se houver inadimplência, é possível vender este bem para pagar a dívida.
O lado positivo é que o imóvel ou o automóvel, podem continuar sendo utilizados normalmente, e o fato de existir uma garantia possibilita conseguir taxas de juros menores.
Para solicitar, é necessário encontrar uma instituição que realize essa modalidade, e possuir todos os documentos atualizados e legais do bem.
Depois, é só entrar com o processo de solicitação, onde a instituição realizará uma análise de crédito e uma avaliação do bem, para definir as condições que pode te oferecer.
Cartão BNDES
Outra opção de crédito para MEI é o cartão BNDES, que serve justamente para incentivar as microempresas nas suas atividades.
Esse crédito pode ser usado para comprar insumos, máquinas e matérias-primas, desde que os fornecedores estejam inclusos no catálogo do BNDES de recomendação.
O limite máximo de crédito dessa modalidade é de R$1 milhão, e ele possui taxas de juros inferiores às praticadas por outras instituições.
O empréstimo pode ser pago em um período máximo de 48 parcelas fixas. E o limite disponibilizado dependerá de fatores como faturamento, porte da empresa e saúde financeira.
Para solicitar o Cartão BNDES, basta acessar o Portal de Operações do Cartão, e clicar em “Solicite o seu Cartão BNDES”.
Você deverá preencher um formulário e enviar. Feito isso, dirija-se ao banco emissor do cartão, onde a sua empresa tenha conta jurídica, e leve a documentação necessária.
Linha de microcrédito
Os bancos e instituições financeiras criaram as linhas de microcrédito para ajudar a fomentar a atuação do micro empreendedorismo no Brasil.
No entanto, nessa modalidade, muitas vezes, é necessário que o MEI demonstre para a instituição de crédito onde usará os recursos.
O limite para empréstimo é de, no máximo, R$20.000,00. E o prazo de pagamento é de até 6 meses. As taxas e demais condições são alinhadas diretamente com a instituição e varia entre elas.
Para realizar a solicitação de uma linha de microcrédito, é preciso ter uma conta no banco. As taxas da modalidade ficam em torno de 3,3% ao mês, e há a taxa de abertura de crédito, de 3% do valor.
A aprovação do empréstimo dependerá de uma análise de crédito, e da capacidade de pagamento da empresa. Em alguns casos, pode ser necessário ter um fiador.
Documentos necessários
Para contratar empréstimos para MEI, os principais documentos que costumam ser solicitados são:
- CPF;
- RG;
- Dados das contas bancárias;
- Comprovante de residência;
- E o comprovante MEI, que os microempreendedores podem emitir através do Portal do Empreendedor.
Vantagens do empréstimo para MEI
Se você é um MEI e precisa de crédito para a sua empresa, optar pelo empréstimo para MEI é bem mais vantajoso do que outras modalidades de empréstimo, principalmente se comparado ao empréstimo pessoal para pessoa física.
Nas demais modalidades, os juros dos empréstimos tendem a ser mais altos, atingindo taxas bem altas por mês.
No entanto, existem outras vantagens em solicitar uma linha de empréstimos com o CNPJ MEI, e não com o CPF.
Primeiramente, os empréstimos MEI tendem a ter um processo para análise e aprovação, bem mais rápido e fácil de fazer do que um empréstimo convencional para PJ.
Para se ter uma ideia, algumas instituições conseguem liberar o valor solicitado no mesmo dia. Mas a documentação deve estar em ordem.
Outra vantagem dessas linhas que citamos, é que vários bancos e instituições permitem realizar o processo de forma totalmente online. Desse modo, não é necessário se dirigir a um ponto físico para fazer a solicitação.
Empréstimo para MEI vale à pena?
Mas, afinal, vale a pena contratar um empréstimo MEI? Bom, a resposta é que depende.
Sem dúvida, o empréstimo MEI é sim uma opção muito boa para microempreendedores que buscam por recursos para alavancar o negócio, ou para dar um fôlego, e evitar cair em dívidas maiores e com juros altíssimos.
Além disso, como comentamos acima, as taxas de juros, condições e processos das linhas de crédito para MEI, costumam ser bem mais atrativas.
Pois possuem juros menores, além de o processo ser menos burocrático, o que garante o acesso aos recursos mais rapidamente.
No entanto, é muito importante destacar que, ao solicitar um empréstimo MEI, é essencial realizar um planejamento.
Os empréstimos envolvem juros naturalmente, e o atraso ou inadimplência podem gerar valores extremamente altos, levando ao acúmulo de dívidas. O que não será nada bom!
Portanto, é necessário avaliar se as parcelas realmente cabem no seu orçamento, e se você conseguirá cumprir com todas as suas responsabilidades. E ainda, pagar o valor mensal da parcela. Se sim, não tenha dúvidas de que essa opção é perfeita para você!
Além disso, outro ponto de atenção é avaliar a real finalidade do empréstimo. No caso dos empréstimos para MEI, eles devem ser direcionados para projetos da empresa. Aliás, é totalmente inviável utilizar esses recursos para questões pessoais.
Contudo, como solicitar um empréstimo, é uma decisão muito importante, uma dica é que você tire alguns dias para avaliar várias propostas no mercado, e simular várias modalidades em instituições diferentes.
Dessa forma, você conseguirá optar por aquela que melhor cumpra com as suas necessidades, e que possua as melhores opções de taxas e de pagamento.