Margem de lucro: descubra se o seu negócio é lucrativo

Saber o lucro do negócio é algo que todo empreendedor quer saber, afinal, todo mundo que abre uma empresa quer o sucesso, que é o dinheiro no bolso. Por isso, saber calcular a margem de lucro é crucial para saber se estamos no caminho certo.

Então, nesse artigo você descobre como calcular a margem de lucro do seu negócio e descobrir se ele é lucrativo ou não. Bem como saber se é rentável! Vamos lá?

O que é margem de lucro

A margem de lucro é o valor percentual do lucro (ou prejuízo), que é a diferença entre as receitas totais e despesas totais do negócio. Assim, quando essa diferença é positiva, temos lucro e, quando negativa, temos prejuízo.

É um conceito básico e simples de ser calculado, contudo é preciso prestar atenção a certos detalhes para não errar na hora de calcular e interpretar esse indicador.

Os tipos de margens de lucro da empresa

Há diferentes tipos de margem de lucro na empresa
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Lucro bruto

O lucro bruto é a diferença entre as receitas e o custo variável (aqueles diretamente relacionados à produção e comercialização do produto/serviço). Essa é a primeira métrica que temos de lucro, mas está longe de ser o que realmente entra para o bolso do empresário.

A fórmula é bem simples: Lucro Bruto = receita total — custo variável.

Lucro Operacional

O lucro operacional vai um pouco além do lucro bruto. Essa métrica irá indicar a lucratividade das operações da empresa, considerando as despesas administrativas, comerciais e operacionais.

Para calcular essa margem de lucro: Lucro Bruto – Despesas Operacionais + Receitas Líquidas.

Vale destacar que a Receita Líquida é nada mais do que você pegar as receitas e deduzir as despesas com devoluções, descontos, impostos e comissões incidentes.

EBIT e EBITDA

O EBIT e EBITDA são margens de lucros que buscam ignorar os efeitos de operações sem efeito caixa. Assim, o EBIT é o lucros antes de impostos e juros. Enquanto o EBITDA vai além e também desconsidera os valores de amortizações e depreciação.

Esse é um indicador mais usado por empresas de grande porte e por investidores para avaliar a capacidade de geração de caixa do negócio.

Lucro líquido

Enfim, o lucro líquido é realmente o que irá para o bolso do empresário! Assim, essa margem de lucro é encontrada após descontar tudo, desde os custos variáveis, salários, aluguéis, empréstimos, juros, impostos, entre outros.

Isto é, a margem de lucro líquido é a última linha de um Demonstrativo de Resultado (DRE).

Retorno sobre investimento

Por fim, temos um indicador bastante importante: o retorno sobre investimento. Em linhas gerais, o ROI apresenta qual o retorno que os sócios estão conseguindo com o investimento realizado na empresa.

Lucro e rentabilidade é a mesma coisa?

Antes de prosseguirmos, é importante distinguir lucro e rentabilidade, que costumam ser usados como sinônimos, mas não são.

  • Lucratividade: resultado da diferença entre as receitas e despesas de um determinado período;
  • Rentabilidade: resultado da divisão entre o valor do investimento inicial pelo resultado do fluxo de caixa estimado.

Nesse sentido, nem sempre um negócio lucrativo é rentável. Isso porque a rentabilidade indica em quanto tempo o investidor/sócio irá recuperar seu capital investido.

Então, uma empresa que demora muito tempo para realizar esse retorno não apresenta rentabilidade atraente do ponto de vista de um investidor, mesmo que tenha uma boa lucratividade.

Nesse sentido, para quem é empreendedor, isto é, investe no negócio e ainda atua na operação, deve olhar só para um ou outro?

Independentemente de atuar ou não na empresa, é sempre importante que o negócio seja lucrativo e rentável para fazer sentido. Por isso, é importante estar acompanhando ambas métricas.

Como calcular cada margem de lucro da empresa

O cálculo da margem de lucro é bem simples. Entretanto, saiba que margem é um valor apresentado em porcentagem, enquanto lucro é um valor absoluto.

Por exemplo, seu negócio tem os seguintes valores:

  • Receita total: R$ 12.500
  • Despesas totais: R$ 10.000

Logo, seu lucro líquido é de R$ 2.500 (receita total — despesas totais). Lembrando que você pode usar as outras fórmulas de lucro para realizar outras análises de performance, mas quando queremos a margem de lucro da empresa, sempre opte por visualizar o lucro líquido.

Aliás, o que acabamos de calcular é o valor bruto do lucro. Para saber a margem de lucro basta dividir o lucro líquido pela receita total e multiplicar por 100 (para transformar em porcentagem):

Margem de lucro = 2.500 / 12.500 x 100 = 20%

Então, sua margem de lucro (ou lucratividade) é de 20% ao mês.

Como calcular a rentabilidade da empresa?

Para calcular a rentabilidade do negócio também é bem simples. Entretanto, é importante nos atentarmos ao tempo utilizado. Quando calculamos a margem de lucro, usamos os resultados mensais. Ao passo que a rentabilidade é, geralmente, analisada de forma anual.

Então, vamos imaginar que seu lucro anual é de R$ 84 mil e você investiu para abrir a empresa cerca de R$ 350 mil. Lembrando que o investimento inicial é a soma de:

  • Capital próprio e de terceiros (como empréstimos) investido;
  • Capital de giro;
  • Compra de bens imobilizados (móveis, equipamentos, veículos, maquinários, etc);
  • Estoque inicial.

Assim, sua rentabilidade anual é de 24% e seu retorno do investimento (também chamado de payback) será de 50 meses (cerca de 4 anos).

Entenda como avaliar a lucratividade do negócio
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Como avaliar a lucratividade da sua empresa?

A importância da margem de lucro para o gestor é que essa é uma métrica que facilita a visualização do resultado real do negócio. Assim, a margem oferece uma melhor noção dos resultados do que o valor bruto.

Afinal, um lucro de R$ 1 milhão é incrível, certo? Nem sempre, especialmente se a empresa teve que faturar R$ 100 milhões, pois esse R$ 1 milhão de lucro agora é meros 1% de margem de lucro.

Por outro lado, é importante analisarmos a lucratividade de uma empresa conforme seu contexto. Por exemplo, o lucro líquido de uma empresa pode estar negativo porque está realizando vários investimentos de longo prazo, como era o caso da Amazon em seu início.

Dessa maneira, temos que analisar a geração de caixa do negócio, sua performance operacional, etc. Assim, conseguimos ter uma melhor noção do quadro financeiro e potencial de crescimento. Então, nunca avalie seu negócio através de um único indicador, sempre olhe múltiplas métricas ao mesmo tempo.

O que é considerado uma boa margem de lucro?

Falar sobre margem de lucro ideal para um negócio é muito relativo. Isso porque deve ser levado em conta diversos fatores, tais como:

  • Tipo de indústria;
  • Tamanho da empresa;
  • Público-alvo;
  • Fatores econômicos; etc.

Entretanto, segundo o Sebrae, podemos tomar como base algumas médias de margens de lucro para cada setor para sabermos se estamos com uma boa margem ou não:

  • Indústrias: 6 a 8%;
  • Atacadista: 4 a 6%;
  • Comércio: 10 a 15%
  • Serviços: 20%;

Assim, se o seu negócio tiver uma margem de lucro superior aos valores acima, você está indo muito bem! Caso esteja abaixo, é porque há bastante espaço para melhorar. Por isso, confira as dicas a seguir para implementar na sua operação e torná-la mais lucrativa!

4 dicas para ter um negócio mais lucrativo

Como ter um negócio mais lucrativo
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1. Otimize processos usando a tecnologia

Primeiramente, um negócio lucrativo precisa estar sempre analisando formas de otimizar seus processos internos, tanto para reduzir custos quanto para agregar valor aos clientes.

Nesse sentido, contar com o apoio de sistemas de gestão, como os ERPs, é crucial para uma gestão eficiente e com base em dados. Essas ferramentas são essenciais para tomar decisões mais assertivas e descobrir novas oportunidades com mais facilidade.

2. Trabalhe a fidelização e crescimento do LTV dos clientes

O long-time value (LTV) é a métrica que indica quanto o cliente retorna ao longo do tempo. Esse é um indicador fundamental para empresas que trabalham com vendas recorrentes ou repetidas.

O LTV é calculado multiplicando o ticket médio de vendas pelo número de compras do cliente ao longo do tempo. Assim, quanto maior for o LTV melhor!

E para aumentar o LTV, garantir maior lucratividade, é necessário trabalhar a fidelização dos clientes, com promoções, atendimento impecável, upsell, entre outras táticas.

3. Busque ter uma estrutura enxuta

Claro, para aumentar a margem de lucro de uma empresa ter custos baixos é crucial. Por isso, vale estar sempre avaliando possíveis gastos que podem ser substituídos, reduzidos ou eliminados, almejando estar sempre com a estrutura operacional o mais enxuta possível, mas que não atrapalhe o bom desempenho — isto é, economizar demais pode acabar com seu negócio no longo prazo.

4. Planejamento tributário adequado

Por fim, para ter um negócio lucrativo, é fundamental o planejamento tributário adequado. Do contrário, a empresa poderá pagar impostos a mais do que deveria e deixar de aproveitar oportunidades de redução da carga tributária.Assim, é crucial ter um bom contador auxiliando seu negócio, que atua de maneira consultiva para auxiliar no planejamento e escolha do melhor regime tributário para sua empresa. Afinal, impostos possuem um grande peso na margem de lucro do seu negócio.

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