Código de barras ecommerce
O código de barras ecommerce desempenha um papel muito importante na hora de envio e separação de pedidos no sistema das plataformas de venda on-line, ou Marketplaces. O código de barras é composto por uma série de códigos que explicaremos neste artigo.
Ao falar dos códigos EAN (cEAN e cEANtrib), GTIN, NCM e SKU é preciso entender qual é a importância de cada um deles dentro do ecommerce, e simplesmente delegar a sua interpretação para pessoas terceiras não é recomendado quando se trata de ecommerce.
Portanto, o código de barras ecommerce desempenha uma função particular nas vendas do ecommerce na hora das vendas. Falaremos mais adiante se estes códigos são obrigatórios, se você pode emitir NFe e NFCe sem esses códigos e qual a sua importância na identificação de produtos.
Código de barras no ecommerce
O que é o código de barras no ecommerce?
Agora que você já sabe as principais siglas do código de barras ecommerce, para o código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), por exemplo, e desde 1995 os países do Mercosul que são Uruguai, Paraguai, Brasil e Argentina, criaram este código para harmonizar a circulação de mercadorias dentro do Mercosul.
Portanto, esse código classifica o produto e traz a tributação que cada país cobra pela venda de produtos no ecommerce de acordo com a sua legislação. Além disso, existe o EAN que é mais conhecido como o código de barras como conhecemos.
O código de barras ecommerce fornece, portanto, a identificação de um produto. Ainda falando sobre os tipos de código de barras, o GTIN é um código global que passa a substituir todos os códigos anteriores do Mercosul no sistema de geração de códigos de barra.
Se você quiser saber mais a respeito do código de barras ecommerce, acesse agora mesmo o site da Nytrus – Contabilidade em São Paulo e confira as nossas soluções em contabilidade para a tributação de código de barras através deste link (https://nytrus.com.br/).
Código de barras no ecommerce
Como funciona a tecnologia de código de barras no ecommerce?
A tecnologia RFID ecommerce ajuda na hora da separação dos pedidos através da leitura do código de barras por um equipamento infravermelho. Entretanto, é necessário que os tipos de códigos de barra estejam corretamente armazenados no dispositivo, para a realização da leitura. Confira abaixo quais são os principais tipos de código de barra no ecommerce:
- NCM: Como dissemos o NCM, ou Nomenclatura Comum do Mercosul, é um código de barras que os países do Mercosul compartilham para a negociação de produtos no ecommerce dentro da América Latina.
- EAN: O EAN é o código de barras em “zebra” como conhecemos. Ele é como se fosse a identidade de um documento, onde pode ser scaneado e todos os dados fiscais do produto são emitidos.
- GTIN: Como também dissemos o código do tipo GTIN é o código global que passa a substituir todos os códigos anteriores do Mercosul no sistema de código de barras.
- SKU: É o código que está ligado à logística de armazém e designa os diferentes itens do estoque, estando normalmente associado a um código identificador.
Portanto, a tecnologia RFID ecommerce possibilita que a leitura e armazenagem digital desses quatro tipos de códigos de barra seja realizada de forma automática e com total precisão. Para isso, um sistema de ecommerce integrado com a logística é necessário ser implementado.
Código de barras no ecommerce
Quais são as principais vantagens de utilização do código de barras?
Tecnologia RFID ecommerce
Com a tecnologia RFID ecommerce, é possível automatizar os processos de identificação de códigos de barra e gerenciar o estoque de um ecommerce. Mas, você deve saber também que para um ecommerce vender produtos na internet, é necessário que ele tenha o código de barras inserido nos itens de venda.
A logística no ecommerce também possibilita que vantagens como a entrega em um menor tempo, a separação de produtos correta e o cadastramento dos clientes sejam realizados de acordo com a cadeia supply chain do ecommerce, atendendo à todos os pedidos e solicitações na internet.
Através da logística no ecommerce é possível também organizar de uma forma mais satisfatória todas as entregas do ecommerce através de um cronograma de gestão de tempo de entrega. Portanto, os tipos de código de barras que citamos neste artigo desempenham uma função muito importante dentro do processo logístico de um ecommerce.
Como a tecnologia RFID ajuda no cadastramento de produtos?
Com o cadastro de produtos ecommerce, realizados através do cadastro dos códigos de barra EAN (cEAN e cEANtrib), GTIN, NCM e SKU, é possível controlar o FIFO (First-In-First-Out) de um ecommerce, onde o abastecimento ocorre de acordo com a demanda de mercado.
Caso você queira saber mais a respeito da tecnologia RFID para o cadastramento destes códigos de barra no ecommerce, acesse agora mesmo este link (https://www.tecmundo.com.br/tendencias/2601-como-funciona-a-rfid-.htm) e saiba mais a respeito da tecnologia por radiofrequência para o e-commerce.
Autor: Daniel Katts