Já se foram os dias em que você vendia um produto físico, de uma maneira, de um lugar. Nos dias de hoje, saber fazer a gestão de um negócio digital vai muito além de apenas vender algo pela internet, achando que é a mesma coisa que vender presencialmente.
Hoje em dia, novos serviços inovadores que devem agrupar uma série de produtos diferentes de fornecedores diferentes, disponíveis de várias maneiras. Além disso, os clientes esperam cada vez mais comprar, usar e pagar por esses serviços de maneira simples e confiável, 24 horas por dia, onde e como quiserem.
Enfim, se você ainda não pensou nisso, bem-vindo à era digital. Uma era de mudanças rápidas e grandes oportunidades para oferecer aos clientes todos os tipos de novos serviços digitais. Mas também uma era de modelos de negócios complexos por trás desses novos serviços.
Mas como você pode gerenciar a complexidade inevitável de forma a ajudá-lo a fornecer o serviço simples e contínuo que os clientes exigem? É sobre essa gestão de um negócio digital que abordamos no artigo a seguir. Vamos lá?
O que é um negócio digital
Em linhas gerais, negócios digitais utilizam a tecnologia para agregar novos valores aos modelos de negócios, experiências do cliente e as capacidades internas que dão suporte a suas principais operações.
Este conceito abrange tanto empresas que apenas existem no meio digital como aquelas mais tradicionais, que estão em processo de transformação a partir das tecnologias digitais.
E nesse sentido, sempre é bom lembrar que cada vez mais as pessoas estão gastando mais dinheiro no mundo online. E isso voltou o olhar das empresas para fontes digitais de receita e canais digitais.
O crescimento desta economia faz com que a população fique mais familiarizada com serviços e produtos digitais, o que leva as empresas a procurar novas vantagens competitivas no espaço digital.
Gestão de um negócio digital
Mas como mencionamos no início, a gestão de um negócio digital é diferente de um negócio presencial. Querer apenas transferir a experiência de um para outro inevitavelmente dará errado. E em casos extremos, pode até mesmo inviabilizar o negócio, causando o fechamento da empresa.
Os negócios digitais vão além da venda online. Eles criam diferenciais baseados em combinações únicas de recursos digitais e físicos. Eles fazem coisas que outros não podem, criando vantagens competitivas.
Nesse sentido, experimente:
Foque na experiência do cliente
Mais do que um produto ou serviço, o cliente quer hoje uma experiência. E esse deve ser o foco dos gestores de negócios digitais. Ir além de apenas entregar uma solução, mas uma nova experiência de vida ao cliente.
E isso inicia a partir do momento que o ainda lead tem o primeiro contato com sua empresa, seja por aplicativo ou site. Esse primeiro ponto de contato já deve ser diferenciado e mostrar que seu negócio é aquilo que o potencial cliente precisa.
Use o Business Intelligence
Usar o Business Intelligence é outro diferencial a ser utilizado. Ele é, em síntese, uma metodologia de busca, coleta, organização e cruzamento de dados da empresa, relacionados a áreas como vendas, marketing, financeiro, entrega, entre outros.
Cruzar todos esses pontos de contato com o cliente, e otimizar suas formas de atuação, permite você se diferenciar no mercado e atrair mais e mais clientes para seu negócio digital.
Use a tecnologia a favor
Os negócios digitais permitem que vários processos possam ser automatizados. Dessa forma, você ganha em tempo e eficiência, reduz custos e maximiza seu alcance. Por isso, mapeie quais processos que poderão ser automatizados e invista em ferramentas que entregarão o melhor resultado, tanto para você como gestor, como para seu cliente em termos de experiência.
Fique atento ao mercado
Manter-se atualizado é outra característica para quem deseja fazer a gestão de um negócio digital de forma eficiente. Diariamente surgem novas tecnologias, novos concorrentes e novos produtos e serviços parecidos com o seu. E saber estar sempre um passo à frente é um dos maiores diferenciais que você pode ter.
Não deixe as finanças de lado
Não é porque o negócio é digital que o lado financeiro deve ser negligenciado. Ao contrário, merece ainda mais atenção e pode até ser integrado a um processo de contabilidade digital. Essa inovação, aliás, permite que você enquanto gestor agilize processos e tenha mais informações para a tomada de decisão.
Venha para a Nytrus Contabilidade
Como viu, a gestão de um negócio digital requer também uma nova visão, mais voltada à tecnologia e à inovação. E em termos de contabilidade, você encontra essa solução aqui na Nytrus Contabilidade.
Temos uma equipe especializada em contabilidade digital, que permite que todos os processos contábeis sejam mais ágeis ao usar a inteligência artificial a favor do cliente. Além disso, você terá acesso a relatórios, planilhas e todas as informações financeiras e contábeis do seu negócio com apenas alguns cliques.
Então, se é uma gestão de um negócio digital eficiente que você mais deseja, a Nytrus Contabilidade é o seu parceiro ideal. Entre em contato agora mesmo com nossos consultores e surpreenda da forma como podemos lhe ajudar!