A abertura de uma empresa em Osasco é um dos sonhos de centenas de pessoas. Afinal de contas, essa cidade paulista segue em franco desenvolvimento e oferece diversas oportunidades aos empreendedores.
Virar dono do seu próprio negócio é o desejo de muitas pessoas. Outras, aliás, já têm seus empreendimentos, porém não estão devidamente legalizados. Mas assim como em Osasco, ou qualquer outra cidade do Brasil, o primeiro passo é planejar a abertura da empresa.
E para lhe ajudar nesse processo, preparamos um passo a passo para que você saiba como abrir uma empresa. Vamos lá!
Contrate um contador
O primeiro passo para você que quer saber sobre abertura de empresa em Osasco é contratar um contador. Esse profissional lhe auxiliará no processo, organizando documentação, definindo melhor regime tributário para enquadramento do seu negócio, entre outros processos burocráticos.
Além disso, é ele que fará toda a gestão contábil e fiscal da sua empresa assim que ela estiver aberta.
E um ponto a se considerar já nesse momento é quanto à inovação. Os escritórios contábeis mais modernos já aderiram à contabilidade digital, que facilita seu acesso aos dados e garante total transparência ao trabalho.
Essa inovação também permite que o contador ofereça o trabalho de contabilidade consultiva. Ou seja, além das rotinas tributárias e fiscais, ele se torna um consultor do seu negócio, fornecendo dados e informações vitais para o gerenciamento do negócio e para a melhor tomada de decisão.
Qual a documentação necessária?
Outro ponto importante no processo de abertura de empresa é organizar a documentação. De acordo com a Casa do Empreendedor, que é o portal da Prefeitura de Osasco, para abrir uma empresa você precisará de:
- AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros
- Certidão de Uso do Solo emitida pela Prefeitura
- Comprovante de pagamento da taxa municipal, de acordo com a atividade
- Cópia da Inscrição Estadual (CADESP)
- Cópia da folha espelho do IPTU do ano vigente
- Cópia do CNPJ
- Cópia do CPF e RG dos sócios ou proprietários
- Cópia do contrato social ou declaração de firma individual
- Habite-se ou Alvará de Conservação ou Alvará de Regularização ou anistia
- Responsável Técnico (quando houver): Cópia do RG e CPF, Comprovante de atividade profissional, Comprovante de vínculo empregatício (Quando Houver vigilância)
Os documentos listados acima podem variar de acordo com o ramo de atividade que você pretende seguir. Ou seja, você também pode precisar das seguintes licenças:
- Licença ambiental: Ela é exigida para empresas que exercem atividades na área industrial, mecânica, metalúrgica, têxtil, de calçados, química e agropecuárias.
- Licença sanitária: Ela é exigida para empresas do ramo de alimentação, cosméticos e de medicamentos.
- Vistoria dos Bombeiros: Essa licença é emitida pelo Corpo de Bombeiros e é exigida para qualquer empresa, não importando seu porte ou enquadramento.
Os documentos
Um dos pontos mais importantes na abertura da empresa é o contrato social da empresa. Ele é que define cotas de capital de cada sócio, além de apontar quais serão as atividades desenvolvidas e o modelo de funcionamento. Descreverá ainda qual o regime tributário que será seguido pelo negócio.
Esse documento ainda traz informações sobre nome da empresa, nome fantasia e objeto social. É importante que além de sua elaboração, ele seja reconhecido em cartório para sua validade legal.
Outro passo importante é o registro da empresa na Junta Comercial. É com base neste registro que sua empresa passa a existir e ele deve ser feito antes mesmo da obtenção do CNPJ e, servindo de pré-requisito para sua legalização. Um ponto importante é verificar antes se o nome escolhido para seu negócio está disponível.
Na Prefeitura de Osasco você também deve dar entrada ao pedido de Uso do Solo. Ou seja, é para determinar se na região escolhida você pode desempenhar a determinada atividade. Como a cidade é dividida em zonas urbanas, industriais e residenciais, há determinadas atividades que não podem ser desempenhadas em cada zona. Por isso, essa consulta prévia é essencial antes de alugar qualquer imóvel.
Facilite o processo
Uma das formas de tornar o processo mais prático de abertura de empresa em Osasco é contratar os serviços da Nytrus Contabilidade. Aqui temos uma equipe que é especialista em abertura de empresas.
Nossos consultores cuidarão de todas as burocracias envolvidas, indo até os órgãos competentes e obtendo todos os documentos necessários para a regularização da sua empresa, de registros e licenças até CNPJ e alvarás.
Ou seja, acelere o projeto e torne seu sonho real mais rápido com a Nytrus. Enquanto cuidamos da burocracia, você já prepara sua empresa para já nascer forte no mercado. Entre em contato agora mesmo e vamos tornar esse sonho de abertura de empresa em Osasco juntos!