Como sabemos, muitas pessoas desejam ganhar dinheiro na internet e crescer o seu canal no YouTube, monetizando recursos e faturando mensalmente com a postagem de vídeos interessantes, que atendam a um público-alvo.
Porém, sem sempre esta é uma tarefa fácil. Escolher um nome para o seu canal, o seu público-alvo, o tema que sobre o qual você irá falar e expor as suas idéias em um vídeo, de maneira coerente e coesa, às vezes se torna um obstáculo para quem está começando neste tipo de negócio ou hobbie.
Logo, para crescer o seu canal no YouTube, há algumas metodologias fundamentais, recomendadas pela Google, para que você possa produzir conteúdos com qualidade e alcançar uma grande quantidade de pessoas inscritas em seu canal.
1ª Dica: Defina um público-alvo para o seu canal
Como um público-alvo poderá fazer com que o seu canal no YouTube bombe?
Como primeira dica, definir um público-alvo para o seu canal no YouTube é de fundamental importância para que você tenha sucesso com o seu canal. Sobre o que você gostaria de falar? Saúde e boa forma, religião, ciência e tecnologia? Essas são perguntas importantes na hora de definir um público-alvo.
O público-alvo do seu canal são as pessoas que irão assistir aos seus vídeos e possivelmente se inscrever no seu canal. Portanto, tenha sempre em mente, que para começar a inserir anúncios no seu canal do YouTube é necessário ter ao menos 1.000 inscritos no canal e 4.000 horas de visualizações.
Logo, para crescer o seu canal no YouTube, escolha muito bem sobre o tema que vai falar e sempre estude temas novos para o seu canal, pois isto gerar mais visualizações e as chances de mais pessoas se inscreverem no seu canal aumenta consideravelmente.
2ª Dica: Escolha um nome atraente para o seu canal
Como um nome bem elaborado para um canal no YouTube pode atrair mais visitantes?
Um nome bem elaborado para um canal no YouTube pode atrair mais visitantes, pois as pessoas interessadas em seu assunto (tema), são o público-alvo no seu canal e, para que você possa ter um número maior de visitas, ter um nome criativo e atraente é de fundamental importância.
Caso você seja da área de exatas, por exemplo, e deseje criar um blog sobre Engenharia Elétrica, boas sugestões são nomes curtos e que contenham as palavras chave necessárias para que o seu público-alvo possa pesquisar o seu seu canal e assistir aos vídeos. Neste caso “Tudo Sobre Engenharia Elétrica” seria uma boa opção.
Para que continue a crescer o seu canal no YouTube, não coloque nomes genéricos demais em seu canal. Caso você tenha uma empresa de contabilidade, por exemplo, não coloque “Contador”, coloque mais palavras para que o seu público possa te identificar.
3ª Dica: Produza conteúdos relevantes
Por que produzir conteúdos relevantes poderá te ajudar a ter uma maior audiência no seu canal do YouTube?
Produzir conteúdos relevantes no YouTube, de acordo com o seu público alvo, poderá te ajudar a ter uma maior audiência, pois as pessoas poderão se identificar com o que você está expondo em seu canal, atendendo à necessidade de pesquisa delas.
Portanto, não poste um vídeo muito curso ou excessivo em termos de tempo, pois as pessoas normalmente buscam por informações as quais elas poderão agregá-las na prática do seu dia-a-dia. Normalmente, um vídeo de 10 a 15 minutos é o suficiente para transmitir as informações necessárias às pessoas que visitam o seu canal no YouTube.
Uma vez que você deseja crescer o seu canal no YouTube, sempre tenha em mente que os conteúdos relevantes para o seu vídeo vêm acompanhados de roteiros de gravações bem elaborados, como veremos mais adiante, os quais fortalecem os seus argumentos.
4ª Dica: Tenha um roteiro para os seus videos
Como ter um roteiro para os seus vídeos no YouTube poderá te ajudar na gravação de vídeos?
Ter um roteiro para os seus vídeos no YouTube pode te ajudar nas gravações no sentido de selecionar uma pauta para um assunto em específico, mantendo a coesão e a concordância daquilo que você está dizendo, sem que você fique muito “perdido” na hora de gravar um vídeo em seu canal.
Existem vários tipos de roteiros os quais você poderá utilizar para as gravações do seu canal: roteiros de curta duração (de 05 a 08 minutos), roteiros de média duração (de 09 minutos até 15 minutos) e roteiros de longa duração (maiores do que 30 minutos). Escolha uma categoria e siga a linha de tempo.
Portanto, uma vez que você tem um roteiro de gravação de vídeos para o seu canal no YouTube, ficará muito mais fácil você expor as suas principais ideais sobre um determinado tema, escolher a palavra chave e editar os seus vídeo de acordo com o que você deseja.
5ª Dica: Monte um cenário
Como posso montar um cenário adequado para gravar vídeos no YouTube?
Montar um cenário também é extremamente importante e necessário para quando você for gravar os seus vídeos no seu canal do YouTube. Afinal, ninguém gostaria de ver uma pessoa falando em um ambiente extremamente desorganizado e impróprio para o tema que está exibindo.
Se você não possui muitos recursos financeiros para montar um cenário dedicado ao YouTube, não tem problema algum! Você poderá fazer isso do seu quarto mesmo, organizando um espaço em específico para o posicionamento da cama, uma vez que esteja tudo organizado.
No fundo do seu cenário, você poderá colocar quadros ou uma estante com livros, isso tudo para atrair mais a atenção dos seus visitantes e captar mais inscritos. Portanto, ter um cenário bacana, mesmo em seu quarto, poderá te ajudar nas gravações para o seu canal.
6ª Dica: Invista em equipamentos
Por que investir em equipamentos de gravação poderá fazer com que eu tenha maior visualização no YouTube?
Investir nos equipamentos adequados de gravação poderá fazer com que o seu canal tenha maior visualização no YouTube, uma vez que a qualidade de gravação poderá ser aumentada com uma câmera profissional, por exemplo, mas se você ainda não tem os recursos necessários para isso, abaixo te damos algumas dicas de como começar com pouco investimento:
Caso você não tenha equipamentos de última geração para a gravação de vídeos para o seu canal, como luzes, câmeras profissionais e edição personalizada, você poderá começar com um celular básico, com uma boa resolução, apoiado a um tripé.
Para a edição dos vídeos para o seu canal, há na internet vários softwares livres os quais você poderá estar utilizando para editar, colocar animações e textos, enfim, customizar o vídeo que você gravou em seu celular. Basta despender um tempo para isso, e com certeza terá mais inscrições no canal!
7ª Dica: Divulgue o seu canal
Quais são as principais estratégias que me ajudam a divulgar o meu canal no YouTube?
Divulgar o seu canal no YouTube através de redes sociais como Facebook, Instagram, WhatsApp, Pinterest, entre outras, são uma boa estratégia para que você tenha mais visitantes em sua página e gere mais lucro com visualizações do seu canal.
Indique o seu canal no YouTube também para amigos, conhecidos e familiares. Pois assim aumentam as chances de pessoas que não estão em seu círculo social de visualizarem a sua página, tornando-se fieis seguidores do seu canal no YouTube.
Portanto, divulgar o seu canal também em blogs e sites são uma boa estratégia para que você possa sempre manter o seu patamar de audiência, sendo que quanto mais pessoas visualizarem o seu canal, maiores são as chances do seu canal crescer no YouTube.
8ª Dica: Procure por patrocínio
Quais são algumas estratégias para procurar empresas que me ajudem a patrocinar o meu canal no YouTube?
Procurar por patrocínio nem sempre é uma tarefa fácil. Isso exige pesquisa e esforço para que uma empresa perceba que o seu conteúdo é relevante e decida investir em sua página. Portanto, procure por empresas que tenham alguma relação com o seu público-alvo.
Isso ajuda na hora de pesquisar e também na hora da empresa avaliar se deve ou não investir em sua página no YouTube. Portanto, faça uma lista de empresas que possuem alguma relação com o assunto do seu canal e entre em contato com elas.
Não precisam ser empresas muito grandes. Podem ser pequenas e médias empresas que tenham interesse e investir em marketing digital, e, para tanto, possam patrocinar o seu canal monetizando os seus lucros, para que assim você possa crescer dentro do YouTube.
9ª Dica: Sempre busque conteúdo novo
Por que conteúdos inéditos são toptrends no YouTube?
Quando você lança um vídeo novo no YouTube, sobre qualquer assunto, a tendência é que nas primeiras horas, um número grande de visualizações apareça em seu canal. Isso você poderá acompanhar nas estatísticas do seu canal no YouTube.
Logo, para que o seu conteúdo apareça nos toptrends do YouTube, você precisa ter um número grande de seguidores e produzir também conteúdo relevante. Com anúncios em seu canal, isso fica muito mais fácil de ser alcançado, sendo que mais pessoas podem se inscrever em seu canal.
Seguindo as dicas presentes neste artigo, você poderá obter um melhor ranking do seu canal no YouTube, sendo que a produção de conteúdos relevantes são o principal fator pelos quais os seus vídeos poderão ser mais visualizados e assim gerar mais inscritos no seu canal.
10ª Dica: Continue a inovar
Por que gravar pelo menos 3 vídeos na semana me ajuda a ter uma audiência melhor?
Gravar ao menos 3 vídeos para o seu canal no YouTube poderá te ajudar a ter uma audiência melhor uma vez que você poderá agregar valor ao conteúdo produzido, mais pessoas poderão acessar a sua página e assim o seu ranking melhorar.
Isso também é importante, pois traz inovações ao seu canal, sempre com novidades e conteúdo inédito para o seu público-alvo. Logo, quanto maior for o número de vídeos com conteúdo relevante que você produzir, maiores são as chances de anunciantes investirem em seu canal.
Sendo assim, esses vídeos podem te ajudar a ter uma audiência maior e melhor. Não precisam ser vídeos muito extensos, sendo que vídeos de 10 a 15 minutos são ideais para que você possa colocar as suas idéias de maneira precisa e objetiva.
Conclusões
Realmente eu posso ganhar dinheiro com o YouTube?
A resposta para esta pergunta é sim. Você pode ganhar dinheiro com o seu canal no YouTube desde que produza conteúdos com relevância e divulgue o seu canal nas principais redes sociais, procure por empresas que possa patrocinar o seu canal e tenha um cenário e equipamentos adequados.
Procure também sempre estudar o seu público-alvo, informando-se sobre as suas necessidades e interesses, além dos assuntos do momento que estão no toptrends da busca pelo seu público. É importante também que você faça relatórios mensais do desempenho do seu canal no YouTube, sendo que a plataforma já possui recursos como o Google Analytics.
Portanto, siga as dicas e passos propostos neste artigo e com certeza terá sucesso no seu canal do YouTube. Mas lembre-se que o sucesso não surge do dia para a noite. É exigido muita pesquisa, paciência e esforço neste empreendimento, para que você possa realmente lucrar com o seu canal no YouTube.
Autor: Daniel Katts